segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / WhatsApp começa a bloquear prints em fotos de visualização única
terça-feira 4 de outubro de 2022 às 13:14h

WhatsApp começa a bloquear prints em fotos de visualização única

NOTÍCIAS


O WhatsApp enfim começa a bloquear prints em fotos e vídeos de visualização única. A novidade, ainda disponível apenas para testadores da versão Beta do aplicativo, evita que as imagens autodestrutivas sejam printadas pelos destinatários, algo que era liberado até então e sequer avisava o remetente de que isso acontecia.

A novidade foi identificada pelo site WABetaInfo, especializado em novidades ainda em fase de desenvolvimento/teste no mensageiro mais usado do planeta. Segundo a publicação, mesmo usando apps de terceiros, ao tentar fazer um print ou gravar a tela, a mensagem “Não é possível capturar a tela por questão de segurança” (tradução livre) aparece na tela.

Ainda de acordo com o site, o Zap não avisa quando alguém tenta tirar um print, apesar de bloquear essa função do aparelho em imagens de visualização única. Apesar disso, as mensagens temporárias (função que pode ser ativada em uma conversa do aplicativo) seguem passíveis de registro por meio de capturas de tela.

Finalmente o Zap vai bloquear tentativas de print em imagens de visualização única (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Além disso, não é possível encaminhar nem exportar ou salvar as fotos e os vídeos enviados até você sob o método de visualização única.

Cuidado ainda é necessário

Apesar do ajuste essencial para uma ferramenta como esta, a trava de prints em fotos e vídeos autodestrutivos ainda não está disponível para todos nem imune a todos os recursos externos de captura de tela (como outros apps que fazem isso), portanto o aviso de “cuidado com o que/com quem você compartilha coisas” segue altamente válido.

A trava dos prints em imagens de visualização única foi identificada no WhatsApp Beta para Android na versão 2.22.22.3 e deve chegar em breve a outras versões e também na versão estável do aplicativo. Se ela ainda não está disponível para você, provavelmente é porque a distribuição está sendo feita em etapas.

Veja também

Prefeituras alertam para risco de contaminação química com ácido sulfúrico do rio após queda de ponte

As prefeituras de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) alertaram, neste domingo (23), a população para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!