Debater linhas de atuação e projetos com os setores vinculados às energias limpas, que possam levar a Bahia a adotar uma matriz energética ainda mais ambientalmente correta. Esse é o objetivo do Webinário Meio Ambiente e Energias Renováveis: Novas Perspectivas, que será realizado no dia 19 de agosto, das 9h às 14h.
Promovido conjuntamente pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Eólica (AbEEeólica), o evento será transmitido para o público pelo canal do Youtube da Sema: youtube.com/semabahia. As inscrições podem ser feitas através do site: http://eventos.meioambiente.ba.gov.br. Para a certificação, os participantes deverão assinar uma lista de presença que será disponibilizada durante a transmissão ao vivo.
O seminário virtual será dividido em três painéis permeados com espaços para perguntas e debates. A abertura do evento será às 9h, e contará com a participação do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, além de diversos secretários estaduais, representando o Governo da Bahia.
“Já sabemos que há uma profunda relação entre o surgimento de pandemias e os desequilíbrios ecológicos e biológicos, causados pela ação humana. Por isso, os cenários e as tendências da economia mundial na pós-pandemia apontam para a necessidade de se repensar a nossa relação com o meio ambiente, com ações de enfrentamento às mudanças climáticas e ao aquecimento global. A alteração radical nas fontes energéticas e no uso da terra é uma das principais medidas a serem adotadas”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.
“O nosso estado já é o primeiro no ranking brasileiro de geração de energias eólica e solar fotovoltaica. Portanto, nada mais natural, que outras tecnologias possam vir a ser incorporadas à sua matriz energética”, explica a diretora-geral do Inema, Márcia Telles.
Programação
O primeiro painel abordará o tema Energias Renováveis: Meio Ambiente, Geração de Renda e Inclusão Produtiva, com a participação do presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, o diretor da ANEEl, Sandoval Feitosa, e o consultor especializado Ney Maron, da Maron Consultoria.
A partir das 11h, será realizado o segundo painel: Energias Renováveis no Nordeste como parte da retomada econômica sustentável, com o diretor técnico da ABEEólica, Sandro Yamamoto, e o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.
O terceiro painel terá inicio às 12h, com o tema Desafios e Perspectivas da Biomassa e Biogás, que será debatido pela promotora de Justiça da Bahia, Cristina Seixas, o diretor de Regulação do Inema, Leonardo Carneiro, e o coordenador de Infraestrutura e Energia do Inema, José Lacerda.