A pandemia exigiu uma rápida adaptação das instituições de saúde para fornecer assistência de qualidade para os pacientes contaminados com Covid-19, além de garantir a continuidade no tratamento de outras enfermidades. Manter a saúde de suas equipes de trabalho, repor insumos médicos e EPIs e adaptar suas operações tornou-se um desafio. Nesse cenário, empresas com forte cultura de Gestão de Qualidade e Segurança conseguiram reagir com maior eficiência e celeridade sem comprometer a assistência.
O tema será discutido na quarta-feira (19), às 20 horas, durante o webinar “Qualidade e Segurança no contexto atual da saúde”. O debate terá a participação de Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida, Janaína Régis, gerente de qualidade e segurança do Hospital Cárdio Pulmonar e Heleno Costa Junior, superintende do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – Associado Joint Commission International (JCI). O bate-papo será moderado por Fernanda Gama, gerente de relacionamento da S.O.S. Vida.
Novo normal – Os modelos de gestão de qualidade têm como foco principal atender as necessidades dos clientes com segurança e assertividade a partir das melhores práticas. Para Simara, essa estrutura ajuda a enfrentar situações adversas como da pandemia, já que facilita a implantação das adaptações exigidas pelo novo contexto. “Sistemas de gestão de qualidade são importantes aliados para gestão das instituições de saúde, principalmente por contribuir na construção de uma cultura de melhoria contínua. Por isso, a qualidade pode assumir um papel expressivo na organização e controle da pandemia”, pondera.
Ao mesmo tempo que a gestão de qualidade contribui no enfrentamento da pandemia, Heleno Costa Júnior também defende que esse cenário de incertezas e emergência podem impulsionar melhorias, aprimorando a assistência. “Acredito que há uma oportunidade imperdível de novos aprendizados, mas fundamentalmente de conquistas relacionadas ao que tange a qualidade e segurança do paciente. Tudo aquilo que envolve uma situação real nos impele a tomar atitudes que devem considerar a natureza de emergência e catástrofe de uma ocorrência desse nível como da pandemia do Covid-19. Mas temos, como profissionais, gestores e acreditadores, que buscar aprender com esse desafio, a todo esse novo normal como está sendo chamado”.
Janaína Regis, gerente de segurança e qualidade do Hospital Cárdio Pulmonar, também reforça a importância de transformar a crise trazida pela Covid-19 em uma oportunidade de reavaliar processos e experiências. “Como profissional do segmento de saúde acredito que estamos vivendo um momento de revolução também na forma de pensar qualidade e segurança nas organizações. A pandemia nos trouxe esta reflexão. E que bom! Nunca falamos tanto em experiência e aprendizado. Por isso entendo que a qualidade e segurança, seja mais que método, seja valor, que conduz todos os agentes que atuam neste contexto, em prol de melhores relações, processos e resultados”.
Acreditação – Na área de saúde, as empresas se submetem a auditorias externas para validar a excelência de seus processos de qualidade, a Acreditação. Mas do que um reconhecimento, essa iniciativa traz resultados significativos para a assistência. “A acreditação torna os padrões mais robustos, agregando valor a cadeia de prestação de serviço e fortalecendo a relação de confiança e transparência”, explica Simara.
A S.O.S. Vida e o Hospital Cárdio Pulmonar são empresas acreditadas pela Joint Commission International (JCI), considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo o mundo. Para ser acreditada, a instituição aprimora seus processos, gerenciando os riscos e seguindo um padrão rígido de qualidade. Isso cria uma cultura necessária para manter as melhores práticas com uma busca contínua por melhoria e maior segurança.
O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook nas páginas da S.O.S. Vida na quarta (19), às 20 horas.