O gigante sueco conta com duas variações em sua versão híbrida, a Inscription, voltada para o luxo, e a R-Design, com apelo mais esportivo. Testamos as duas opções, a primeira pelas ruas de Brasília, com foco no dia a dia. A segunda, por rodovias do Sudeste entre São Paulo e Rio de Janeiro. Nas duas, o grandalhão surpreende em todos os detalhes.
Primeiro, vamos as especificações. Como todo modelo T8 da Volvo, o XC90 é um híbrido. O SUV grande conta com um motor 2.0 de 320 cavalos ligado ao eixo dianteiro e outro elétrico de 87 cavalos acoplado no eixo traseiro. Juntos, eles geram 407 cavalos e 65kgfm de torque.
Assim, mesmo com mais de duas toneladas (2.125kg, mais precisamente), o gigante sueco é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 5,6 segundos. O preço é condizente com as especificações do SUV, ou seja, caro: R$ 409.950 para as duas versões. O interessante é que, desde o lançamento de cada uma, a Inscription teve uma redução de R$ 47 mil e a R-Design de R$ 20 mil.
Luxo Vs. Esportividade
As duas versões contam com alguns poucos detalhes visuais diferenciados. Os principais pontos são os cromados na Inscription que passam a ser pretos na R-Design, com foco na grade frontal. As rodas também contam com desenhos diferentes. Por dentro, as maiores mudanças focaram no couro do banco, que passa a ser alcantara na versão esportiva.
O acabamento primoroso é idêntico nas duas configurações. Todos os materiais são de extrema qualidade, com foco no couro e plástico macio ao toque. A Inscription conta com detalhes em madeira e a R-Design em fibra de carbono. Nas duas, a manopla do câmbio é em cristal, da marca sueca Orrefors.
Além do primor, o interior também é bastante espaçoso. Na R-Design, andamos com “carga” máxima. O teste foi feito com seis pessoas a bordo, mais bagagem. Nessa configuração, todos os ocupantes viajam sem aperto, isso porque a fileira do meio é configurável, podendo ir para frente ou para trás.
Assim, mesmo um adulto pode andar na terceira fileira sem aperto ou necessidade de parar a todo momento para “esticar as pernas”. Claro que, dessa forma, o porta-malas não conta com os 721 litros, mas mesmo assim foi possível levar a bagagem das seis pessoas.
Mais que completo
Como veículo topo de gama de uma marca de luxo, o XC90 T8 tem uma lista de equipamentos para lá de generosa. As duas versões são praticamente idênticas neste quesito, com exceção a dois itens, a refrigeração dos bancos dianteiros e as borboletas no volante.
A R-Design conta com o segundo mas não com o primeiro, que por utilizar couro alcantara, não pôde contar com o sistema. Mas como a Inscription, ela vem com aquecimento.
O sistema de refrigeração é um caso à parte. O ar-condicionado é quadri-zone, ou seja, tanto os ocupantes da dianteira quanto da fileira do meio conseguem regular a temperatura e força do vento. Os últimos bancos contam com ventilação, podendo ser aberta ou fechada. Assim, todos os ocupantes não passam calor, ou frio, dependendo da situação.
Ele vem com abertura e fechamento do porta-malas automático (basta passar o pé por baixo do para-choque traseiro que a tampa abre ou feche), sistema de som premium com 19 alto-falantes de 1.400w de extrema qualidade, a sensação é de estar em uma sala de sinfonia tamanha a qualidade do som.
A lista de equipamentos ainda conta com teto solar elétrico panorâmico, central multimídia com conexão com smartphone, painel de instrumentos digital e configurável, head-up display e abertura das portas e partida do motor com chave presencial.
Como sempre, seguro
Na parte da segurança, como todo Volvo, o XC90 é um caso à parte. Ele vem com auxiliares de permanência em faixa, de mitigação de pista oposta e de frenagem de emergência, inclusive com assistência a manobra evasiva (tudo para deixar o carro no traçado correto), alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa, de ponto cego e de cansaço do motorista.
Itens já considerados clássicos na marca como piloto automático adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus não poderiam faltar. Ele ainda tem sistemas de proteção em saída de estrada, contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. Isso sem falar nos sete airbags, câmera 360º e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Por meio de sensores e câmeras, o veículo monitora as faixas das vias e um sistema comanda automaticamente a aceleração, frenagem e movimentação do volante. Na cidade, esses sistemas auxiliam principalmente na condução do dia a dia, afinal estamos falando de um gigante de quase cinco metros (4.950mm).
Na estrada e na cidade
Graças aos sensores, é fácil manobrar o grandalhão, mesmo em estacionamentos apertados. A direção elétrica também ajuda, assim como as câmeras 360º, com visão na tela gigante da central multimídia.
O piloto automático adaptativo é uma mão na roda, principalmente em engarrafamentos e no anda e para das cidades. Os vários alertas de condução ajudam a evitar qualquer tipo de toque. Em emergência, o veículo consegue até fazer uma parada total sem o auxílio do motorista.
O XC90 T8 conta com seis modos de condução (Pure, Hybrid, Power, AWD, Off-Road e Individual). Com isso, é possível optar por uma tocada mais esportiva ou mais econômica, configurando a direção ao gosto do condutor. E quando dizemos econômica, é de verdade.
Como o motor elétrico pode funcionar sozinho ou em conjunto com o a combustão, dependendo do tanto que você rode, é possível nunca utilizar o propulsor movido a gasolina. Durante o teste pelas ruas de Brasília, a caixa de força eletrificada rodou por 40 quilômetros sozinha. Como o T8 é plug-in, você pode ao fim do percurso, colocá-lo para carregar.
Se a necessidade de rodar for maior, o propulsor a gasolina ajuda a recarregar as baterias também. Além disso, se o motorista preferir uma tocada mais agressiva, os 407 cavalos não fazem nada feio. Trabalhando todos ao mesmo tempo, qualquer manobra é feita com extrema facilidade, mesmo com o porte avantajado do SUV, de ultrapassagens a saídas em velocidade.
A força extrema também é muito útil na estrada. No percurso de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro, rodamos com “carga” completa. Éramos seis pessoas mais bagagem e, mesmo assim, nenhuma manobra fica prejudicada. O grandalhão acelera com facilidade e de forma primorosa. Assim como na cidade, todas as manobras são feitas sem qualquer esforço.
Os sistemas de segurança e os auxiliares de condução ajudam muito no rodar pelas rodovias. O lane assist (auxiliar de permanência em faixa), faz com que o volante fique mais “leve”. Como o carro lê as faixas de rolamento, o motorista quase não faz esforço para manter o utilitário no traçado correto. Assim, ao fim de um longo trecho na direção, o condutor não fica fatigado.
A grande diferença entre o rodar na cidade e na estrada é o consumo. Como nas rodovias o veículo acaba utilizando menos o motor elétrico, o gasto com combustível fica um pouco maior, principalmente com o “carro cheio”. Mas mesmo assim ele vai muito bem.
Durante o teste na rodovia, ele fez, em média 8,5km/l. Já na cidade, com o maior uso do propulsor elétrico, a média ficou em impressionantes 15km/l. Mostrando que é possível unir potência, luxo, comodidade e baixo consumo de combustível.
A opinião
O Volvo XC90 T8, tanto na versão R-Design, quanto na Inscription, é de altíssima qualidade. Não existe um aspecto do veículo que mereça um comentário negativo. Claro, a não ser o preço, mas isso é um problema mais do nosso país do que das marcas em um geral.
Os R$ 409.950 são salgados para um veículo. Mas para quem tem essa grana toda e pretende gastar eu um carro, poucos modelos permitem um conjunto tão grande de qualidade, seja na motorização híbrida, no acabamento, na lista de equipamentos de conforto e segurança ou no espaço interno extremamente generoso.
Qualquer pessoa que vê um XC90 fica maravilhada, se entrar no SUV, aí que a admiração fica ainda maior. O utilitário chama a atenção por todos os detalhes e deveria fazer parte da lista de presente de Natal de todo mundo. Quem sabe um dia, chegamos a um nível de desenvolvimento que qualquer pessoa possa usufruir de tamanha qualidade. Vale a compra! Nota 10.
Ficha Técnica
Motor: 2.0 híbrido
Potência máxima: 407cv
Torque máximo: 65kgfm
Direção: elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas
Porta-malas: 721 litros (com os bancos traseiros rebatidos)
Dimensões (A x L x C x EE): 1.776 x 2.008 x 4.950 x 2.984mm
Preço: R$ 409.950