Grupo com 350 profissionais de saúde viajou em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para mutirão de consultas e cirurgias realizado em Poções
Trezentos e cinquenta profissionais da área da saúde partiram de Ribeirão Preto (SP) neste último sábado (27) em uma viagem para prestar ajuda humanitária à população de dez cidades do interior da Bahia. Segundo os organizadores do projeto Voluntários do Sertão, a previsão é que sejam realizados cerca de 35 mil atendimentos na região do município de Poções (BA) entre segunda-feira (29) e sexta-feira (3).
O grupo foi transportado em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Duas aeronaves foram disponibilizadas para levar equipamentos e voluntários até o sertão da Bahia.
“A Força Aérea está aqui para apoiar a população, ajudar na qualidade de vida das pessoas. Só de ter o sentimento que a gente está trabalhando em prol da população, levando os médicos e os profissionais da área de saúde para esse tipo de atendimento, a gente se sente muito orgulhoso”, diz o capitão Marcelo Faria.
O mutirão oferecerá gratuitamente consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de pequena e média complexidade e óculos de grau, de acordo com Doreedson Pereira, idealizador do projeto.
Os atendimentos serão feitos na cidade de Poções, mas haverá transporte gratuito para que moradores de cidades vizinhas possam ir até o local. Pereira prevê que sejam atendidos pacientes de Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui.
Três destas cidades – Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra – já apresentaram índices em que a população esteve em situação de miséria, de acordo com a Voluntários do Sertão. Mirante chegou a registrar o menor Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2008.
De acordo com Pereira, cerca de 1,3 mil inscrições foram recebidas para a edição 2019 do projeto. Do total, foram selecionados 350 pessoas para trabalhar diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.
Desde 2000, cerca de três mil profissionais já fizeram parte do programa e realizaram cerca de 350 mil atendimentos, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.