O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniu na última terça-feira (27), em sessão administrativa, para analisar e aprovar as resoluções com as diretrizes das Eleições Municipais de 2024, que ocorrem nos dias 6 de outubro, em primeiro turno, e 27 de outubro, em eventual segundo turno onde for necessário. Mas você sabe o que é uma resolução do TSE e qual a sua importância para o processo eleitoral?
De acordo com o Glossário Eleitoral, disponível no Portal da Corte, resolução é um documento em que são assinaladas as decisões do TSE de caráter administrativo, contencioso-administrativo ou, ainda, normativo, que é o caso dos textos apreciados na sessão de terça-feira.
Orientações a partidos, candidatos e eleitores
As resoluções não são leis e também não têm a finalidade de inovar a ordem jurídica, mas orientam os partidos, coligações, federações partidárias, candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores sobre os procedimentos previstos na legislação eleitoral. O objetivo é organizar melhor o serviço interno da Justiça Eleitoral, os trabalhos de preparação e a realização de todas as etapas das eleições. As resoluções também têm a função de garantir uniformidade na aplicação das leis eleitorais.
Desde 2019, algumas resoluções passaram a ser editadas em caráter permanente e são atualizadas por meio de novas instruções, cujas minutas são analisadas e aprovadas pelo Plenário do TSE. A intenção é promover maior estabilidade do processo eleitoral ao permitir a incorporação de aprimoramentos feitos a partir da bagagem adquirida nos pleitos anteriores.