Presidente da Rússia se antecipou ao velório oficial, neste próximo sábado (3), e prestou condolências ao histórico líder da URSS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se despediu nesta quinta-feira (1º) do corpo do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. O importante político do fim do último milênio morreu aos 91 anos de uma grave doença, não divulgada à imprensa.
As imagens de Putin ao lado de Gorbachev no Hospital Clínico Central, em Moscou, na Rússia, foram as primeiras a ser divulgadas do ex-líder soviético no caixão. O funeral e o enterro oficial do político acontecerão no próximo sábado (3) e contarão com “elementos de um funeral nacional”, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
O atual presidente da Rússia, porém, não poderá participar do funeral de Gorbachev por problemas de agenda, segundo informações da agência AFP.
Além de reverenciar Gorbachev, Putin deixou um buquê de flores ao lado do caixão do político, responsável pela reabertura econômica da União Soviética e pelo fim da Guerra Fria com os Estados Unidos.
Gorbachev permaneceu no poder entre 1985 e 1991, quando a União Soviética chegou ao fim. O político tentou salvar a gigantesca república com reformas democráticas e econômicas, que culminaram na separação de todos os países que faziam parte da nação socialista.