O filme Matrix fez muito sucesso no final dos anos 90 e inicio de 2000 com uma história em que seres humanos vivem em uma realidade simulada por computadores. Se eu te disser que isso pode ser verdade, você toma a pílula azul ou a vermelha?
O que diz o criador da teoria
A teoria da realidade simulada foi criada no começo dos anos 2000, por um filósofo sueco chamado Nick Bostrom.
Para ele, uma raça evoluída com computadores potentes poderia gerar realidades como a nossa, sem que os envolvidos saibam que aquilo é uma simulação.
A hipótese serve como apoio para outras teorias da conspiração que você já ouviu falar, como a Nova Ordem Mundial e reptilianos.
Acontece que muita gente séria tem estudado o tema. O astrofísico Neil Degrasse Tyson, por exemplo, disse que as chances disso ser verdade são altas.
Outro que acredita é o fundador da Tesla, Elon Musk. O bilionário já disse por aí que somos personagens de um videogame extraterrestre.
Realidade simulada pode ser verdade
As linhas de pesquisa que tentam provar a realidade simulada vão muito além da Física tradicional. O que os cientistas querem fazer é enxergar os limites dessa simulação, do mesmo jeito que enxergamos pixels quando nos aproximamos de uma tela.
Provar que a gente não vive em uma simulação usando métodos científicos é tão difícil quanto atestar a teoria. Por isso, boa parte dos estudiosos reconhece que as chances de isso ser verdade são de 50%.
O que sobra agora é torcer para que a gente seja mais do que uma bateria para o PC gamer de um alienígena.
Teorias da Conspiração
Há uma Nova Ordem Mundial que comanda tudo? Os alienígenas estão entre nós? A realidade pode ser uma simulação? Basta navegar um pouco pela internet para se deparar com essas perguntas – e respostas igualmente surreais. Narrado por Andrei Fernandes, host do Mundo Freak, a série Teorias da Conspiração revisita oito das mais famosas dela e mostra que, apesar de boas histórias, não há nenhuma comprovação científica…Por enquanto.