O empresário Jairo Pinto Vaz, proprietário da vinícola familiar que leva seu nome, localizada em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ganhou neste sábado (4) a visita de um grande amigo.
O deputado federal João Leão (PP) defende o grande o potencial vitivinícola existente na Bahia. Ele esteve na vinícola juntamente com uma comitiva de empresários. O parlamentar assumiu o mandato na quarta (1º) e já está viajando. A Vinícola Vaz é uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos premiados nacionalmente.
Produtores de Santa Catarina acompanharam o deputado com o objetivo de implantar um grande projeto de vitivinicultura no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, no município da Barra.
Com produção de vinhos e espumantes de qualidade e excelência, a Bahia é um estado forte e tem grande potencial para se tornar um destino enoturístico. “Hoje temos a produção de uvas e vinhos, inclusive premiados, em dois territórios de identidade e estamos investindo agora na região do Médio São Francisco. Vamos continuar trazendo grandes produtores para conhecer o potencial da região”, afirmou o deputado.
O projeto na região estima a criação de cerca de dois a três mil empregos diretos, além de fortalecer o turismo na região. “Vamos alavancar esse grande potencial com a criação de uma cooperativa, plantio de uva, agroindústria, produção de vinhos, suco de uva integral e uva de mesa”.
Leão um incansável
Conforme Herbert Oliveira, assessor parlamentar de Leão, eles estarão viajando por diversos municípios nestes dias. “Trabalho com Leão há muito tempo, mais ele parece ficar mais jovem a cada ano. Ele é incansável”, disse Herbert.
“A Bahia é um estado forte no cultivo de uvas para fabricação de vinhos, espumantes e sucos. O clima, a qualidade da água e o potencial frutífero favorecem o cultivo para a elaboração das bebidas. Fico satisfeito e feliz com essa conquista para o segmento de vinhos da Bahia. E vamos em busca de mais premiações. Pode escrever ai, vamos vencer na França, Itália, Espanha, Portugal, o Céu é o limite”, destaca o deputado João Leão.
História dos vinhos da Vinícola Vaz
Os primeiros vinhos, explica o empresário Jairo Pinto Vaz, foram elaborados em 2018, em uma produção de aproximadamente 1,2 mil garrafas – Malbec, Syrah, Sauvignon Blanc e Viognier. Na safra 2019, foram produzidos os espumantes Brut elaborados pelo método Charmat (Pinot Noir e Chardonnay), Brut Rosé (Malbec, Sauvignon Blanc e Viognier), Moscatel (Muscat Petit Grain) e também os vinhos tintos Malbec e Syrah, em um total de cerca de 10 mil garrafas.
“A nossa pequena vinícola é muita nova, os vinhedos têm menos de uma década, diria, estamos ainda engatinhando no complexo mundo dos vinhos”, disse Vaz.
“A premiação do Vinho Tinto Malbec e do Espumante Brut Branco na Grande Prova de Vinhos Brasileiros 2020, classificados com 88 pontos com a medalha ‘Good Wine’, traz o incentivo e o reconhecimento de um persistente trabalho, feito com muito carinho, realizando o sonho de se produzir vinhos e espumantes de qualidade na Chapada Diamantina e, colocando, definitivamente, esta região como um novo polo vitivinícola brasileiro”, comemora Jairo Vaz.