A repercussão dos conteúdos da Seplan na imprensa no primeiro semestre de 2021 apresentou uma evolução de 123,7% na comparação com o 1º semestre de 2020. Ao longo do período foram enviados aos veículos de comunicação 60 releases, resultado de conteúdo planejado pela Assessoria de Comunicação (Ascom), que repercutiram na imprensa produzindo um ganho de imagem à secretaria equivalente ao investimento de R$16 milhões.
Do total das 1.655 inserções da Seplan em veículos de comunicação durante o primeiro semestre do ano corrente, 1.326 são fruto de conteúdo produzido pela Ascom e 329 resultado de mídia espontânea, quando não resulta de um provocação da Assessoria de Comunicação. Os dados revelam que 68% do total de inserções foram veiculadas nos últimos dois meses, além da média de 22,1 inserções por release distribuído pela comunicação.
O cálculo da equivalência do ganho de imagem em valor monetário é feito a partir da multiplicação do espaço ocupado gratuitamente nos veículos de comunicação, seja ele contabilizado por tempo, no caso de rádio e TV, ou em “centímetros x coluna”, no caso de jornais impressos, pelo valor cobrado pelos veículos, caso se trate de uma inserção publicitária. Neste contexto, considerando cada tipo de veículo, a Seplan teve um ganho de imagem equivalente ao investimento de R$ 522 mil (TV), R$ 7,2 milhões (Jornal Impresso), R$ 29,6 mil (Rádio), R$ 8,7 milhões (Sites).