Foi com o Plenário Cosme de Farias lotado que a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Thomé de Souza a Virgílio Teixeira Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), na noite da última terça-feira (30), mesma data de aniversário do homenageado. A honraria é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município.
De iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), a solenidade contou com a presença de deputados, secretários, gestores municipais, dezenas de vereadores e centenas de amigos do homenageado. Seus filhos Gabriel, Candice e Sávio Daltro fizeram a entrega da honraria. Em momento marcante da sessão, sua nora Josane Daltro abrilhantou a noite cantando o louvor ‘Bondade de Deus’.
“Confesso a inveja boa que sinto do vereador Téo Senna, que vislumbrou essa possibilidade de conceder essa reverência a esse homem público respeitado em todos os cargos que assumiu, que não foram poucos dada à sua competência e vocação de servir”, disse o presidente Carlos Muniz.
Em seu discurso, ao falar das experiências profissionais de Virgílio Daltro, Téo Senna destacou as ações relevantes realizadas por ele e o caráter humano da trajetória do homenageado.
“Em todos os seus trabalhos, Virgílio buscou boas obras com eficiência e durabilidade. Como presidente da Desal, tem se destacado por humanizar a nossa cidade com a entrega de mais de 400 praças, novas ou requalificadas, levando ambientes de lazer, descontração, jogos e a prática de atividade física para os bairros. Pela contribuição incontestável que tem dado à cidade do Salvador, faz caber por direito esta Medalha Tomé de Souza, agora outorgada sob o sentimento de gratidão”, enfatizou Senna.
O homenageado, por sua vez, falou da sua gratidão pela honraria e explicou como lidera a Desal ao destacar a presença do servidor Luiz Carlos, conhecido como Buda.
“Esse é um grande colega e operário padrão da Desal. E a partir dele eu digo sempre que a Desal é hoje uma central de atendimentos. A gente conseguiu incutir na mente dos colegas que estamos diante de um contexto político do qual não podemos nos arredar. Diante dessa consciência, eu acho que isso foi o que nos levou a estar tão bem entrosado com o Poder Legislativo. Há uma preocupação na Desal em atender às demandas dos nossos vereadores, de fazer vistoria, executar o que cabe à administração direta, encaminhar os orçamentos para o prefeito autorizar e executar com maestria o trabalho solicitado pelos vereadores. E hoje só tenho que glorificar a Deus por esse momento”, agradeceu Virgílio Daltro.
História
Virgílio Teixeira Daltro é engenheiro, nascido em Salvador no dia 30 de abril de 1951, filho de Virgílio Folhas Daltro e Helena Teixeira Daltro. Integrou o departamento de estradas e rodagens da Bahia, hoje Derba, onde assumiu a chefia do setor de traçados da divisão de estudos e projetos do órgão e a direção de serviço mecânico industrial e de conservação e melhoramentos de rodovias do estado da Bahia.
Virgílio foi diretor técnico de consórcio rodoviário, fazendo um grande trabalho na assessoria da diretoria do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e na assessoria do diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Foi secretário de Manutenção e superintendente de manutenção e conservação da Prefeitura de Salvador e secretário de Habitação no município de Simões Filho.
“Como se vê, o nosso homenageado carrega em seu currículo dezenas de experiências e cargos que lhes conferem o reconhecimento do trabalho que desempenha com muita seriedade, simplicidade, maestria e sensibilidade com o próximo. Virgílio possui uma trajetória significativa que inclui a defesa dos mais necessitados e em especial a execução e entrega de projetos de moradias populares, como foi na urbanização dos Alagados e da Cidade Baixa”, completou Senna.
Também compuseram a mesa o secretário Municipal de Manutenção da Cidade, Lázaro Filho, representando o prefeito Bruno Reis; a vice-prefeita Ana Paula Matos; os vereadores Luiz Carlos e Júlio Santos; o deputado federal Márcio Marinho; os deputados estaduais José de Arimateia e Jurailton Santos; além de Luís Carlos Santana, conhecido como Buda, servidor da Desal.