Para garantir a conectividade e ampliar a comunicação de quem vai curtir o Festival Virada Salvador 2025, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) disponibilizarão uma grande infraestrutura de serviços durante o evento, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até o dia 31 de dezembro. Os frequentadores da arena terão acesso gratuito à internet, além de contar com um número de WhatsApp oficial da Prefeitura para acessar os serviços municipais oferecidos aos cidadãos e demais informações sobre a festa.
Durante o festival, será disponibilizada uma vasta rede cabeada de alta qualidade para atendimento à imprensa local, dispondo também de toda a infraestrutura tecnológica e conectividade aos órgãos da gestão municipal. Para o folião, haverá ainda oferta de rede Wi-Fi com internet gratuita, através do Conecta Salvador.
A diretora de Transformação Digital da Semit, Lorena Borges, lembra que diversos pontos de conexão serão distribuídos pela Arena Canto da Cidade. “É um serviço disponibilizado pela rede própria da Prefeitura, a Infovia Salvador, para que o cidadão possa se conectar ao Wi-Fi gratuito, através do Conecta Salvador. De forma ágil e simples, a conexão pode ser realizada por meio do QR Code, que estará exposto nas placas de propagandas do serviço, ou através do WhatsApp da Prefeitura, no número (71) 98791-3420”, disse.
Ainda de acordo com a gestora, no ano passado o evento contou com mais de 3 milhões de conexões à internet gratuita ao longo dos cinco dias de duração e trafegados aproximadamente 19 TB de dados, o que destaca a alta demanda e utilização dos serviços digitais durante o festival. Este ano, a expectativa da Semit é superar esses números, provendo ao cidadão que está curtindo o evento um acesso seguro para realizar chamadas a familiares e amigos, acesso às redes sociais no compartilhamento dos momentos vividos durante a festa, além de possibilitar aos prestadores de serviços acesso à rede para efetivação da venda de seus produtos.
Segurança
Com o intuito de facilitar o monitoramento para fins de manutenção, controle e segurança, todo o perímetro da festa será monitorado por 40 câmeras de segurança, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM). As câmeras, estrategicamente posicionadas para garantir a segurança do evento e proporcionar uma resposta rápida em caso de incidentes, serão acompanhadas por uma equipe técnica que estará de plantão durante todo o evento, pronta para agir mediante qualquer eventualidade.
Os órgãos municipais atuantes na festa e a sala de imprensa também tiveram a infraestrutura tecnológica implantada para execução da operação das atividades durante os dias do festival. “Para preparação do maior Réveillon do Brasil, sistemas de retaguarda dos órgãos municipais e sites foram desenvolvidos com o objetivo de prover o melhor serviço à população. Por exemplo, é possível destacar o site do próprio Festival Virada Salvador, o Sistema de Ambulantes e o Mirante Acessível, camarote disponibilizado para pessoas com deficiência que desejem participar do evento”, acrescenta a diretora.
Demais serviços
Dentro dos serviços específicos do festival, as mulheres poderão denunciar casos de violência de gênero sofridos durante o evento, através do Super Nina. Clicando na opção “denunciar violência”, ela será redirecionada para um link exclusivo de denúncias, totalmente seguro, onde somente a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) terá acesso aos dados para as providências cabíveis.
Além deste serviço, o cidadão poderá realizar outras ações, como registrar demanda na Ouvidoria do Município, consulta à Lei de Acesso à Informação (LAI) e serviço de iluminação pública, assim como agendamento de qualquer serviço municipal. É mais um canal de comunicação que a Prefeitura disponibiliza ao cidadão para facilitar o relacionamento com a estrutura e para atender as demandas cotidianas.
Lorena também destaca outro canal de relacionamento que estará disponível para uso durante o festival, o Salvador Digital. “A plataforma foi projetada para oferecer mais comodidade e acessibilidade aos cidadãos no consumo de todos os serviços municipais, reunidos em um só local. Visite o site salvadordigital.salvador.ba.
Programação
Confira a ordem dos shows na Arena O Canto da Cidade
Sexta-feira – 27 de dezembro
19h30 às 21h – BaianaSystem
21h30 às 23h – Alok
23h30 à 1h – Ivete Sangalo
1h30 às 3h – Xand Avião
3h30 às 5h – Manu Bahtidão
Sábado – 28 de dezembro
19h30 às 20h45 – Olodum
21h15 às 22h30 – Psirico
23h à 0h30 – Bell
1h às 2h30 – João Gomes
3h às 4h30 – Thiago Aquino
Domingo – 29 de dezembro
19h30 às 21h – Durval
21h30 às 23h – Wesley Safadão
23h30 à 1h – Simone Mendes
1h30 às 3h – Claudia Leitte
3h30 às 5h – Tony Sales
Segunda-feira – 30 de dezembro
19h30 às 21h – Raça Negra
21h30 às 23h – Matue
23h30 à 1h – Gustavo Mioto
1h30 às 3h – Henry Freitas
3h30 às 5h – Timbalada
Terça-feira – 31 de dezembro
19h às 20h30 – Parangolé
21h às 22h30 – Jorge e Mateus
23h à 0h45 – Léo Santana
1h15 às 2h45 – Luan Santana
3h15 às 4h45 – Belo
5h15 às 6h30 – Mari Fernandez