A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (7) a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Legislativo de 2023, a homenagem reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil ao longo do ano.
Nesta edição, líderes partidários indicaram 37 representantes segundo Karoline Cavalcante, da Jovem Pan, para receber a condecoração conduzida pela Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, em solenidade realizada no Plenário da Casa. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) conduziu a sessão e entregou, junto a segunda secretária, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) a medalha e um diploma de menção honrosa às autoridades.
Entre os agraciados estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e André Mendonça, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira; e o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo). Também foram escolhidos, o jogador de futebol do Real Madrid, Vinícius Júnior, que se destacou pelo combate na luta antirracista; e a advogada e professora Caroline Proner, por denunciar movimentos ilegais contra a democracia. Proner também é esposa do cantor Chico Buarque.