A Economist Intelligence publicou um ranking com as melhores cidades do mundo para se viver em 2024. A lista leva em conta fatores como educação, saúde, infraestrutura, cultura e estabilidade e avalia 173 cidades pelo mundo todo.
O topo do ranking é de Viena, na Áustria, pelo terceiro ano consecutivo. Logo atrás vem Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça. A capital austríaca recebeu nota máxima em todos os critérios, menos em cultura.
A organização destaca que por conta da guerra entre Israel e Hamas, Tel Aviv sofreu a maior queda do ranking, da 92ª para a 112ª posição. O maior crescimento foi de Hong Kong, que subiu da 61ª para a 50ª colocação.
A principal causa da queda de muitas cidades foi uma crise de habitação. Por conta disso, Melbourne e Sydney (ambas na Austrália) e Vancouver (Canadá) perderam posições, mas permanecem na lista das 10 cidades mais habitáveis. Toronto (Canadá) saiu da lista
A pior colocação é da capital da Síria, Damasco. Trípoli, na Líbia, ficou na penúltima posição. Entre os países da América Latina, Caracas aparece como a 10ª pior da lista.
Confira a lista com as 10 melhores cidades
Posição Cidade
1 Viena (AT)
2 Copenhague (DIN)
3 Zurique (SUI)
4 Melbourne (AUS)
5 Calgary (CAN)
6 Genebra (SUI)
7 Sidney (AUS)
8 Vancouver (CAN
9 Osaka (JAP)
10 Auckland (NZ)