O Ministério das Relações Exteriores do México divulgou, nesta terça-feira (9), um vídeo que mostra o momento que a polícia equatoriana invade a embaixada mexicana em Quito, capital do Equador. A ação ocorreu na noite da última sexta-feira (5).
Assista:
“O mundo testemunhou a violência, o abuso e a subjugação do nosso pessoal mexicano às mãos da polícia equatoriana, bem como a violação da imunidade da nossa embaixada no Equador.”, disse o Ministério em uma publicação no X
O que aconteceu?
A polícia do Equador invadiu a embaixada mexicana para prender o ex-vice-presidente equatoriano, Jorge Glas Espinel. O político tinha uma condenação de 6 anos por corrupção, recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro de 2023.
Já preso, Glas passou mal nesta segunda-feira (08) após se negar a comer e precisou ser encaminhado ao Hospital Naval de Guayaquil, de acordo com o Serviço Penitenciário (SNAI) do Equador.
Devido à ação equatoriana, o México decidiu romper as relações diplomáticas com o Equador e disse que apresentará o caso no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ). Nas redes sociais, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que o caso é considerado uma violação do direito internacional e da soberania do México.
“Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, razão pela qual instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do México e Equador”, disse Obrador.