A Boston Dynamics lançou a última demonstração de seu robô humanoide, Atlas. O robô já podia correr e pular em terrenos complexos graças aos seus pés. Agora, o robô tem mãos propriamente ditas. Essas garras rudimentares dão uma nova vida ao robô. De repente, em vez de ser uma mula de carga ágil, o Atlas se torna algo mais próximo de um humano, com a capacidade de pegar e largar qualquer coisa que possa pegar de forma independente.
A Boston Dynamics diz que as garras do robô foram projetadas para tarefas de levantamento pesado, demonstradas pela primeira vez em um comercial do Super Bowl, onde a Atlas segurava um barril sobre sua cabeça.
Os vídeos divulgados hoje mostram as garras pegando madeira de construção e uma bolsa de ferramentas de náilon. Em seguida, o Atlas pega um 2×8 e o coloca entre duas caixas para formar uma ponte. O Atlas então pega uma sacola de ferramentas e corre pela ponte e pelos andaimes de construção. Mas a maleta de ferramentas precisa ir para o segundo nível da estrutura — algo que Atlas aparentemente percebeu e rapidamente arremessa a maleta a uma distância considerável. A Boston Dynamics descreve esta manobra final: “O movimento final do Atlas, um giro invertido de 540 graus e vários eixos, adiciona assimetria ao movimento do robô, tornando-o uma habilidade muito mais difícil do que o parkour realizado anteriormente”.
O Atlas da Boston Dynamic é uma plataforma de pesquisa e não está disponível para compra. Há muito tempo é a estrela de muitos vídeos virais e demonstrou com eficácia os recursos robóticos do Boston Dynamic. No pequeno mundo da robótica humanóide, poucos competidores demonstraram capacidades semelhantes ao Atlas. Apenas o Robonauta da NASA oferece garras semelhantes a mãos.