Mega projeto de energia maremotriz. Ponte sustentável unindo tecnologia e meio ambiente. Energia limpa por 120 anos.
A energia maremotriz é uma energia renovável que devemos considerar na nossa luta pela descarbonização do nosso planeta. É uma energia que está ganhando cada vez mais força e já existem muitos projetos para implementá-la, como este ponte em Liverpool.
A energia maremotriz consiste em aproveitar as marés para gerar eletricidade, sendo assim uma energia limpa que não produz emissões de carbono.
Uma ponte que gerará energia limpa
Liverpool apresentou propostas para construir o maior gerador de energia maremotriz do mundo no rio Mersey. E não será um gerador qualquer, mas sim uma ponte que ligará Liverpool e a península de Wirral.
Assista:
O melhor de tudo é que a ponte poderá ser atravessada apenas de bicicleta ou a pé, criando um caminho sobre o rio Mersey para que as pessoas possam passear. Dessa forma, também evitará que os carros passem por essa ponte, o que reduzirá a poluição do ar ao obrigar as pessoas a ir a pé ou de bicicleta.
Um gerador que tem muitas vantagens
Claro, a principal vantagem de todas é que essa “ponte” poderá gerar energia limpa e ajudará a diminuir nossa dependência dos combustíveis fósseis. De fato, esse gerador poderia produzir energia para mais de um milhão de residências por mais de 120 anos.
Isso também ajudará Liverpool a se aproximar do seu objetivo de ter emissões líquidas zero de CO2 até 2040.
Por outro lado, seus benefícios em termos de inundações também foram destacados. Uma barragem como esta pode ajudar a gerenciar os problemas ambientais de longo prazo causados pela mudança climática, incluindo o manejo dos efeitos do aumento do nível do mar no Mersey. Ou seja, servirá como uma barreira contra inundações nas cidades.
O projeto está bastante avançado, mas ainda teremos que esperar
Este projeto está na fase 3 do desenvolvimento e está prestes a entrar na etapa de planejamento formal. No entanto, não será construído imediatamente, pois é necessário obter muitas permissões, o que atrasará a construção por alguns anos.
O prefeito de Liverpool sabe que existem muitos desafios técnicos e financeiros pela frente, mas se mostra positivo, pois os planos existentes são um grande passo para a implementação da energia maremotriz. Além disso, não apenas produzirá energia limpa, mas este projeto também criará milhares de empregos em sua construção, o que beneficiará sem dúvida os cidadãos.