A sensação de impunidade por crimes cometidos via internet torna este tipo de prática cada vez mais comum. No entanto, não foi o que ocorreu na manhã desta segunda-feira (30) em um município baiano a 108 km de Salvador.
Após meses acusando o prefeito do município baiano de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano (Progressistas) e vereadores de “ladrão”, José Carlos Silva Cerqueira mais conhecido como “Pastor Café”, foi preso em flagrante por desacato e conduzido para a delegacia.
De acordo com as informações recebidas pelo #Acesse Política, estava ocorrendo a última sessão extraordinária do ano, na Câmara de São Gonçalo dos Campos, município de 38 mil habitantes próximo a Feira de Santana.
O acusado “Pastor Café” estava presente no plenário da Câmara, e segundo testemunhas, assim que avistou o prefeito Carlos Germano assistindo a sessão, saiu da cadeira onde estava e começou difamar e caluniar o gestor, usando a palavra “ladrão” e ofendendo a todos os presentes no plenário.
Assim que encerrou a sessão, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), que teria sido acionada, conduziu o mesmo para a delegacia da Policia Civil local, conforme ao vídeo recebido, mas segundo informações, o acusado foi levado para o Complexo da Policia Civil no bairro do Sobradinho no município de Feira de Santana.
Segundo leitores do #Acesse Política, as agressões do pastor já eram de costume, e o suposto Pastor Café, também fazia gravações de videos caluniando e difamando o prefeito e diversos vereadores nas redes sociais, compartilhando também áudios e postagens via WhatsApp e Facebook com “Fake News”.
Prisão
Ofender agentes públicos (servidores, secretários, vereadores, deputados ou prefeitos) é crime, assim está previsto no crime de Desacato no Código Penal: Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela.
O prefeito Carlos Germano registrou um boletim de ocorrência contra José Carlos Silva Cerqueira, pelas agressões verbais e o acusado pode ser enquadrado e ter uma pena de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, conforme decidirá a justiça.