O astrônomo amador Jocimar Justino registrou a passagem de um objeto, provavelmente um meteoro em meio ao céu de Santa Catarina (SC).
Justino, que é membro da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), publicou o vídeo do meteoro que sobrevoou as cidades catarinenses de Rio Fortuna e São Ludgero.
As imagens foram captadas nos observatórios JJS/SC, da cidade de Monte Castelo, e a AFM/SC, em Florianópolis. O caso ocorreu por volta das 22h45 do último domingo (6).
Meteoro explodiu no meio do céu em registro feito por astrônomo amador em Santa Catarina; imagens foram feitas no último domingo (6)
O bólido estava a cerca de 90 km de altura na atmosfera. Além disso, o objeto tinha uma velocidade de 147 mil quilômetros por hora naquele momento, e desceu cerca de trinta mil metros antes de desaparecer para sempre.
“Um meteoro é um fragmento rochoso ou metálico – na verdade, uma mescla desses dois materiais – que adentra a dezenas de milhares de quilômetros por hora na atmosfera”, explicou o astrônomo Eder Canalle à CNN. A luz do atrito entre o objeto e atmosfera é o que causa o efeito de estrela cadente dos meteoros ao longo do céu.
Por conta da alta velocidade do objeto na atmosfera, o bólido acabou explodindo no céu antes de desaparecer, em um vídeo incrível, que você pode assistir abaixo:
Você viu? ☄️
Um meteoro com característica explosiva a uma velocidade aproximada de 147 km/h cruzou o céu de Santa Catarina no último domingo (6).
Vídeo: Jocimar Justino pic.twitter.com/mA48ihOKe0
— NSC Total (@portalnsctotal) November 9, 2022