terça-feira 2 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Vídeo: Náufrago fica a deriva por três meses em alto mar e sobrevive bebendo água da chuva e comendo peixe crú
segunda-feira 17 de julho de 2023 às 12:32h

Vídeo: Náufrago fica a deriva por três meses em alto mar e sobrevive bebendo água da chuva e comendo peixe crú

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Tim Shaddock e seu cão tiveram muita sorte, mas também “perícia” e “atitude mental muito positiva”

Esta é uma história de sobrevivência, que mistura “sorte” e “perícia”. Tim Shaddock e a cadela Bella sobreviveram três meses no mar, a beber água da chuva e a comer peixe cru. O australiano está “estável e muito bem”, disse o seu médico ao canal 9News.

Uma viagem entre o México e a Polinésia Francesa acabou por um pesadelo para Tim Shaddock. Algumas semanas depois de zarpar de La Paz, na Bolívia, o barco foi atingido por uma tempestade e ficou danificado no Oceano Pacifico.

Ai começou um jogo de paciência, em que Shaddock e seu cão, Bella esperaram 90 dias até o resgate. Esse dia chegou quando um helicóptero, que acompanhava uma traineira de atum, avistou o barco à deriva.

Tim Shaddock (imagem 9News)
Quando Shaddock  iniciou a viagem antes de ficar a deriva no alto mar – Foto: Arquivo pessoal

Quando foi resgatado, o australiano estava muito magro, mas parecia saudável. Mas por incrível que pareça, ele manteve sempre o bom humor.

“Passei por uma provação muito difícil no mar”, disse Shaddock ao canal 9News, acrescentando: “Estou agora precisando descansar e de boa comida, porque estive sozinho no mar durante muito tempo. Fora isso, estou muito bem de saúde.”

Bella, a sua companheira de viagem, também estava bem. E a sua companhia “pode ter feito a diferença”, aponta Mike Tipton, especialista em sobrevivência no mar, ao Weekend Today.

Foto: Reprodução

Segundo um especialista, esta história é “uma combinação de sorte e perícia”, porque implicava saber, como Tim Shaddock sabia, “que durante o calor do dia, precisamos de nos proteger, porque a última coisa que queremos, quando estamos em perigo de ficarmos desidratados, é suar”.

Há também que “ter um plano”. “Racionar a água e comida é realmente o segredo de longas viagens de sobrevivência”, diz o perito Mike Tipton.

Mas ter conhecimentos e seguir um plano pode não ser tufo para sobreviver. “É preciso ter uma atitude mental muito positiva para superar esse tipo de provação e não desistir”, lembra Mike Tipton, que não deixa de observar que “as chances de alguém ser encontrado são muito pequenas”. Daí existiu o elemento sorte, ou Deus, nesta história.

A volta à normalidade pode levar alguns meses, uma vez que Shaddock voltará lentamente à sua dieta normal.

Assista:

Veja também

‘Negociações estão avançadas para regulamentação da reforma tributária’, diz Pedro Lupion

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!