segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Vídeo mostra como ladrões roubam carros elétricos em menos de 30 segundos; assista
terça-feira 5 de dezembro de 2023 às 15:58h

Vídeo mostra como ladrões roubam carros elétricos em menos de 30 segundos; assista

NOTÍCIAS


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra como ladrões conseguem roubar carros em menos de um minuto. O golpe, chamado de “ataque de retransmissão”, é feito usando um dispositivo que amplia o sinal da chave eletrônica do carro e o retransmite para outro dispositivo, que simula ser a chave verdadeira.

No vídeo, dois homens são vistos usando o dispositivo de retransmissão para roubar uma BMW X6. Eles se posicionam próximos ao carro e ao dono, que está dentro dele. Em poucos segundos, eles conseguem abrir a porta do carro e ligar o motor.

O ataque é possível porque as chaves eletrônicas usam sinais de rádio para se comunicarem com o carro. Os dispositivos de retransmissão conseguem captar esses sinais e amplificá-los, permitindo que os ladrões simulem a presença da chave verdadeira.

Assista:

A polícia alerta os motoristas para que tomem medidas para se proteger desse tipo de ataque. Uma das mais conhecidas é colocar as chaves em compartimentos de metal ou em um estojo Faraday, que interrompe sinais eletromagnéticos de dispositivos colocados em seu interior.

No Reino Unido, muitas seguradoras se recusam a cobrir roubos desse tipo, principalmente de marcas com vulnerabilidades conhecidas. Algumas montadoras adotam soluções para dificultar esse tipo de ataque, como a autenticação em dois fatores, feita com o uso de senhas para liberar a partida do veículo. Outras empresas usam um acelerômetro na chave, para emitir sinais quando fica parada por mais de alguns minutos.

O vídeo do ataque à BMW X6 foi registrado em outubro, no Reino Unido, e viralizou recentemente em diversas redes sociais.

Veja também

Apontado como líder de facção que atua na Bahia é preso em João Pessoa

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua no Sul da Bahia, Eduardo Damasceno …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!