Um homem quebrou uma vidraça da entrada principal do Senado, na chapelaria, por volta das 14h40 desta quinta-feira (29). Antes, ele passou por duas tentativas frustadas de entrar no Congresso, sem agendar visita. Primeiro, pela Câmara. Barrado, tentou o portão ao lado, do Senado.
De acordo com o jornal Correio Braziliense e os relatos de testemunhas, o homem ficou indignado pelas negativas e jogou um dos pontaletes (estrutura metálica que une as faixas entre uma Casa legislativa e a outra) na vidraça do Senado.
O barulho assustou visitantes e funcionários, que foram ver o que aconteceu. Em seguida, o homem foi contido por meio de uma arma de choque e levado pela Polícia Legislativa para prestar depoimento.
Veja vídeo abaixo:
Um homem que tentou entrar no Congresso Nacional acabou contido pela Polícia Legislativa por meio de uma arma de choque. Entenda em: https://t.co/DMG24l50GP pic.twitter.com/vVCKui5eN5
— Correio Braziliense (@correio) August 29, 2019
Em nota, a assessoria de imprensa do Senado informou que “os procedimentos legais estão em andamento e ainda não há detalhes sobre o caso”. A deputada federal Joice Hasselman (PSL-SP) também filmou e comentou o episódio, chamando o homem de vândalo.
Confira a nota na íntegra:
“Na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 14h, policias legislativos detiveram um homem que tentou invadir as dependências do Senado Federal. Após danificar o patrimônio público e voltar-se contra os policias, foi necessário o uso de equipamento não letal (taser), de acordo com a melhor doutrina de uso progressivo de força. Os procedimentos legais estão em andamento e ainda não há detalhes sobre o caso.”