Mil agentes das polícias Militar e Civil fazem uma operação simultânea, na manhã desta segunda-feira, em três comunidades do Rio: o Complexo da Maré e da Vila Cruzeiro, na Zona Norte da capital, e Cidade de Deus, na Zona Oeste. As regiões são controladas pela mesma facção criminosa envolvida nas mortes de três médicos num quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na madrugada da última quinta-feira. As equipes visam a cumprir cem mandados de prisão.
Dois helicópteros — um da Polícia Civil e outro da PM — foram atingidos por disparos quando sobrevoavam a Vila Cruzeiro, segundo o Bom Dia Rio, e tiveram que fazer pousos de emergência. Não há informações de feridos.
— Todos os integrantes dessa facção criminosa que têm mandado de prisão são alvos dessa operação. A atividade de inteligência, ao longo desse tempo que foi anunciada a Operação Maré, detectou a migração dessa organização criminsosa para outras comunidades, reduto deles também. Então, decidimos aumentar o escopo de atuação com a Vila Cruzeiro e a Vila do João — afirmou o secretário de Polícia Civil, José Renato Torres.
De acordo com as primeiras informações, atuam na operação homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Polícia de Choque e da Coordenadoria da Operações Especiais (Core).
O secretário de Polícia Civil disse que o diferencial dessas ações que acontecem nesta segunda é o uso de “muita tecnologia”. Os agentes usam drones para fazer o mapeamento das regiões onde as equipes atuam.
— O governador Claudio Castro investiu pesado em tecnologia. Temos, só na Polícia Civil, seis drones voando, temos as câmeras de reconhecimento facial. A diferença dessa operação é o emprego de tecnologia — disse Torres.
Assista:
https://twitter.com/gomesbil930/status/1711329587718651949?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1711329587718651949%7Ctwgr%5Ec56b0581c25ba1f279d2e016bfae44768745088b%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.agendadopoder.com.br%2Frio%2Fhelicopteros-da-policia-sao-atingidos-por-tiros-durante-operacao-em-comunidade-onde-atua-faccao-envolvida-na-execucao-de-medicos-video%2F