quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Vídeo
Home / CURIOSIDADES / Vídeo de óvni abatido por caça militar dos EUA viraliza nas redes sociais; assista
quarta-feira 25 de setembro de 2024 às 10:55h

Vídeo de óvni abatido por caça militar dos EUA viraliza nas redes sociais; assista

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Divulgada por meio de uma solicitação canadense de liberdade de informação, a imagem de um óvni registrado no Canadá vem viralizando nas redes sociais.

Documentos com palavras censuradas mostram como a imagem foi aprovada para distribuição pública poucos dias após o incidente que virou manchete, mas foi retida depois que um oficial de relações públicas expressou preocupação de que sua divulgação “poderia criar mais dúvidas e confusão“.

CTVNews.ca solicitou uma cópia em alta resolução do objeto voador não identificado.

Veja abaixo o impressionante vídeo, seguido pelo artigo:

Um caça F-22 dos EUA abateu o objeto em 11 de fevereiro de 2023, logo após ele entrar no espaço aéreo canadense no território de Yukon, que faz fronteira com o Alasca nos EUA. Foi um dos três objetos aéreos não identificados descobertos no céu naquele mês após a queda de um aparente balão de vigilância chinês em 4 de fevereiro de 2023. Abatidos sobre o Alasca, Yukon e Lago Huron entre 10 e 12 de fevereiro de 2023, os três objetos eram supostamente muito menores do que o imponente balão chinês.

Na época,as autoridades descreveram o objeto Yukon como um ‘suspeito balão’ de formato ‘cilíndrico’. Um memorando do Pentágono relatado dizia que parecia ser um “pequeno balão metálico com uma carga amarrada abaixo dele“.

Divulgado como parte do pacote de solicitação de liberdade de informação, um e-mail de um brigadeiro-general canadense ofereceu o que descreveu como a “melhor descrição que temos” do objeto Yukon.

Eles escreveram em um e-mail de 11 de fevereiro de 2023:

“Visual – um objeto cilíndrico. A parte superior é metálica, o restante é branco. Fio de 6 metros pendurado abaixo com algum tipo de pacote suspenso nele.”

A imagem parece ter sido tirada de uma aeronave abaixo dela, embora isso não tenha sido confirmado.

CTVNews.ca obteve uma imagem do objeto não identificado abatido no território canadense de Yukon em fevereiro de 2023 conforme documento vazado que pertencente ao Departamento de Defesa Nacional dos EUA

Por que a imagem nunca foi divulgada?

A imagem do objeto Yukon foi distribuída internamente em 14 de fevereiro de 2023. Na manhã seguinte, foi declarada não classificada como secreta e aprovada para divulgação pública.

Em um tópico de e-mail parcialmente censurado, imagens adicionais são mencionadas. O ex-militar superior do Canadá e ex-chefe do Estado-Maior de Defesa, general Wayne Eyre, até sugeriu usar a imagem desclassificada em uma próxima postagem na rede social.

Um e-mail de 15 de fevereiro de 2023 para líderes militares canadenses informa:

“Em anexo está uma imagem aprovada para divulgação. Estamos procurando uma melhor para enviar para você.”

Mas, apesar de uma enxurrada de e-mails para liberar a imagem para divulgação pública, o vice-ministro interino para Assuntos Públicos do Departamento de Defesa Nacional logo despejou água fria na ideia.

O oficial de relações públicas escreveu em 15 de fevereiro de 2023:

“Se a imagem fosse divulgada, seria por meio das contas de rede social [das Forças Armadas Canadenses]. Dado o ambiente público atual e as declarações relacionadas ao objeto ser benigno, divulgar a imagem pode gerar mais dúvidas/confusão, independente do texto que acompanhará a postagem.”

Depois, naquela tarde, o oficial de relações públicas do general Eyre acrescentou que a imagem seria retida “enquanto se aguarda o envolvimento dos EUA“.

A foto nunca foi divulgada.

Contactado na manhã de segunda-feira, o Departamento de Defesa Nacional do Canadá disse que não seria capaz de responder imediatamente a um pedido de comentário. Ressaltando que foi desclassificada e já aprovada para divulgação pública, a CTVNews.ca solicitou o arquivo de imagem original.

Iain Boyd, diretor do Centro de Iniciativas de Segurança Nacional da Universidade do Colorado, disse à CTVNews.ca:.

“Numa organização muito grande como a militar, diferentes elementos e até pessoas diferentes podem ter opiniões diferentes sobre quais informações podem ser tornadas públicas. Em última análise, o gabinete de relações públicas tem a responsabilidade de examinar todas as comunicações externas.”

Por que surgiram tão poucos detalhes?

Os documentos foram fornecidos à CTVNews.ca por um pesquisador civil que deseja permanecer anônimo. O Departamento de Defesa Nacional do Canadá levou 18 meses para responder ao pedido de acesso à informação de março de 2023. O pacote de divulgação de informações inclui relatórios e e-mails do Estado-Maior Conjunto Estratégico das Forças Armadas Canadenses, da Força Aérea Real Canadense e da operação Norad do Canadá. Sigla para o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, Norad é um grupo de defesa conjunto Canadá-EUA responsável por proteger o continente contra ataques.

Citando condições rigorosas de inverno e terreno montanhoso remoto, os esforços para recuperar destroços do objeto Yukon foram cancelados em 17 de fevereiro de 2023. As buscas também foram interrompidas pelos objetos abatidos acima do Alasca e do Lago Huron. Embora o presidente dos EUA, Joe Biden, tenha dito que os três objetos provavelmente não representavam nenhuma ameaça e provavelmente eram balões privados ou de pesquisa, a falta de detalhes e imagens criou um ar de mistério em torno dos incidentes quando comparados com o balão chinês bem documentado.

Boyd, que também é professor de engenharia aeroespacial, diz que os incidentes de fevereiro de 2023 ilustraram, em última análise, uma falha dos EUA e do Canadá em identificar com precisão os objetos no seu espaço aéreo, daí o sigilo que se seguiu.

Boyd acrescentou:

“Tudo se resume a esses episódios que ilustram uma vulnerabilidade potencial no sistema defensivo dos EUA/Canadá. Certamente a falha em fornecer mais informações alimentou teorias de conspiração, mas os militares provavelmente aceitarão esse resultado em vez de divulgar informações que possam ajudar um adversário a identificar fraquezas defensivas.”

Nos documentos, o objeto Yukon é referido como “UAP 23”. ‘UAP’ normalmente significa ‘fenômenos aéreos não identificados’, que substituiu os termos ‘OVNI’ e ‘objeto voador não identificado’ nos círculos oficiais. A CTVNews.ca relatou anteriormente que o objeto Yukon foi o 23º chamado ‘UAP’ rastreado na América do Norte nas primeiras semanas do ano passado.

Enquanto isso, o Pentágono,a NASA e legisladores americanos tornaram recentemente a público seus esforços para investigar OVNIs. No Canadá, o Escritório do Conselheiro Científico Chefe do Projeto Sky Canada planeja lançar seu próprio relatório oficial sobre OVNIs este ano.

Talvez o mais interesse nessa história é que o objeto mostrado nesta foto do Canadá é muito semelhante ao OVNI de um vídeo que foi filmado na Coreia do Sul em 2012. Será que não se trata do mesmo tipo de objeto?

OVNI filmado na Coreia do Sul em 2012.

Veja também

Bolsas da Europa fecham em leve baixa, com riscos geopolíticos e CPI britânico no radar

As bolsas da Europa fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (20), ainda de olho nas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!