“Ei, chegou!” O grito anunciava a chegada de cilindros de oxigênio, o item mais raro nos últimos dois dias em Manaus (AM). O desembarque da carga, na manhã desta sexta-feira (15), causou uma correria e muita comoção no Serviço de Pronto-Atendimento de Redenção.
A unidade pública hospitalar, localizada na região centro-oeste da capital do Amazonas, registrou nesta quinta-feira (14) ao menos seis óbitos por Covid-19 de pacientes por causa da falta de oxigênio.
Os óbitos acabaram virando um emblema da crise inédita pela qual passa o sistema público de saúde de Manaus por causa da indisponibilidade de oxigênio hospitalar, que acabou aprofundada pela pandemia de Covid-19.
Ainda não se sabe quantas pessoas morreram por falta de oxigênio nas unidades hospitalares de Manaus. No transporte dos cilindros, familiares dos pacientes se juntaram aos funcionários da unidade e levaram o produto até o setor de emergência. O local continuava superlotado de pacientes com Covid-19 no final desta manhã, de acordo com a Folha de São Paulo.
Veja o momento:
Vídeo mostra chegada de oxigênio e desespero de parentes de pacientes de Covid em Manaus; capital do Amazonas vive colapso do sistema de saúde em razão da pandemia https://t.co/vsGkQaSj68 pic.twitter.com/S1CV8CTWhf
— Folha de S.Paulo (@folha) January 15, 2021