Dezenas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram no Anexo 2 do Congresso Nacional na noite desta terça-feira (6) conforme o jornal O Tempo, para protestar contra a PEC da Transição, aprovada pela CCJ da Casa. O texto deve ser votado no plenário até quarta-feira (7).
A Polícia Federal chegou ao local e ameaçou usar spray de pimenta para afastar os manifestantes. As portas do Anexo foram fechadas em seguida. No entanto, manifestantes continuaram a gritar em coro: “A nossa bandeira jamais será vermelha”.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) protestam no Senado contra a PEC de Transição, nesta terça (6). A CCJ aprovou a proposta, que retira do teto de gastos o Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família. pic.twitter.com/0zL36W4GyS
— O Tempo (@otempo) December 6, 2022
O texto da PEC foi aprovado na CCJ com as seguintes mudanças: o prazo de vigência do Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) fora do teto de gastos passou de quatro para dois anos, o valor fora do teto para o benefício reduziu dos R$ 175 bilhões para R$ 145 bilhões e o prazo para o novo governo enviar ao Congresso uma proposta de novo regime fiscal ficou fixada em 8 meses; era um ano.