O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, no centro norte da Bahia, vereador Arlivan Gonçalves (PDT), e mais 10 pessoas foram presas na Operação Captius, que investiga fraudes no Detran.
Segundo o Metro1, além de Gonçalves, servidores do órgão estão entre os presos, acusados de envolvimento de vendas de laudos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, sem que os candidatos fossem submetidos às provas.
A operação foi realizada nas cidades de Senhor do Bonfim, Jaguarari e Ponto Novo. 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Em nota enviada à imprensa, o Detran afirmou que apoia a operação e vai exonerar todos os servidores envolvidos na fraude. O órgão estadual de trânsito ressaltou que as autoescolas envolvidas serão notificadas e, após processo administrativo, podem ser descredenciadas.
Segundo a Bandnews FM, o vereador Arlivan Gonçalves e a esposa dele, que também foi presa, são proprietários de uma auto-escola. O casal usava o estabelecimento para vender habilitação para alunos que nem participavam das aulas práticas e teóricas.
Em junho deste ano, Gonçalves foi denunciado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades em licitações, durante a gestão de 2015.