A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, afirmou nesta última terça-feira (10) que sua equipe de segurança desativou um explosivo colocado nas imediações da casa de sua família no município de Suárez.
No Twitter, ela publicou fotos do artefato e disse que ele tinha mais de 7 kg de material explosivo. Ele estaria depositado na via que dá acesso à casa. “Foi uma nova tentativa de atentar contra a minha vida.”
Márquez é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir a vice-presidência da Colômbia —assim como Gustavo Petro é o primeiro líder de esquerda do país latino-americano. Advogada e ativista, ela ficou conhecida pela luta contra a mineração ilegal.
Em 2019, quando ganhou projeção, Márquez e outros líderes sociais foram alvo de um ataque armado durante uma reunião em Santander de Quilichao, no norte de Cauca. Na ocasião, uma granada também foi lançada contra eles. O então presidente do país, Iván Duque, condenou o atentado e disse que era preciso um plano para acabar com a violência contra lideranças populares.