A vice-prefeita do município de Ipiaú, no sul da Bahia, Margarete Chaves, conhecida como Margarete do Abrigo, anunciou nesta última sexta-feira (1º) que testou positivo para Covid-19. Através de pronunciamento em rede social, Margarete contou que recebeu a notícia na última quarta-feira (29), após realizar teste rápido. Outros três funcionários e dois idosos da Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice, fundada pela vice-prefeita, tiveram o mesmo diagnóstico.
Margarete afirmou também que está bem e não apresenta os sintomas da doença. No próximo sábado (2), a vice-prefeita vai fazer um exame mais detalhado para confirmar se tem coronavírus. Ela garante que a Fundação tem tomado todas as medidas de precaução e acredita que tenha se contaminado ao prestar serviços na rua para o abrigo.
“Estou bem, não apresentei sintomas, nem funcionárias. Os dois idosos também estão bem, não apresentaram quadros. Todos os idosos foram vacinados (contra H1N1). A partir do momento em que ficamos sabendo dos casos no Brasil, fizemos planos de contingência. Desde o dia 10, suspendemos as visitas, fizemos tudo que o protocolo requer. A nossa preocupação era com idosos e colaboradores. Acredito que, por ter ficado na linha de frente para manter a instituição em funcionamento, tenha sido no momento desses [a contaminação]. Acredito que trouxemos da rua”.
“Nós dividimos a equipe de trabalho em duas. No dia 9 de março, entrou a primeira equipe, hospedamos funcionários por 15 dias na instituição, outra equipe ficou em casa. Deve ter sido eu ou as funcionárias que acabamos trazendo (para o abrigo). Olhe que tivemos cuidado de não abraçar os idosos, pegar nas mãos. Eles assimilaram isso. Nós tivemos todos os cuidados, mas infelizmente o vírus está aí, e a gente está sujeito”, disse Margarete ao G1.
Comunicado
Margarete Chaves tem mais de 30 anos dedicados à Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice. No comunicado na internet, ela explicou a situação do abrigo e garantiu que funcionários e idosos passam bem.
“No último dia 29, nossos funcionários do Lar dos Idosos de Ipiaú foram testados. Ao término, foi constatado que três funcionários deram positivo para Covid-19. Vale ressaltar que nenhum deles está com sintomas, estão bem, em perfeita saúde. A instituição, que tem um trabalho bonito na cidade, sabíamos que eram linha de frente. E essas pessoas estariam correndo riscos de contrair o vírus. Mas nem por isso nós deixamos de buscar o melhor para os nossos idosos”, explicou Margarete”.
“Eu, Margarete do Abrigo, também fui testada e também testada positivo para Covid-19. Mas estou aqui. Não estou com sintomas, não tenho restrição. Estou só em casa para manter a saúde da minha família e não sair por aí espalhando esse vírus”, afirmou a vice-prefeita.
A vice-prefeita garante que os idosos não apresentam sintomas, mas destaca a necessidade de prevenção diante do aumento no número de casos na cidade.
“ No dia 30, nossos idosos foram testados. Dentre 68, dois testaram positivo para Covid-19. Nenhum dos dois apresenta sintomas, estão bem de saúde, acompanhados pelos médicos e Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária. Estamos bem, mas precisamos das orações de todos, fazer uma análise e ver o que esse vírus tem alastrado no mundo”.
“Em Ipiaú, na nossa região, tem se alastrado a cada dia. Por isso, se cuidem, usem as máscaras, as luvas e só saiam se for de extrema necessidade. Todos sabem que o Lar dos Idosos, como hospitais e clínicas, são áreas vulneráveis em que os profissionais podem ser, a qualquer momento, acometidos pelo vírus. Não foi diferente. Nós estamos vigilantes e cumprindo todas as metas da secretaria de saúde”, concluiu Margarete.