Em Marrakesh, no Marrocos, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), e sua comitiva sentiram o terremoto de magnitude 6,8, que atingiu a região. De acordo com a última atualização da TV estatal, na manhã deste sábado (9), 820 pessoas morreram.
Jade Romero relatou em seu Twitter ter sido surpreendida pelo terremoto e passou mensagem para tranquilizar quem aguardava notícias: “Toda nossa comitiva do Governo do Estado do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança”.
650 mortos, assustador terremoto em #Morocco #Marrocos cenas de câmeras de segurança flagram o trágico dia no país. ? lamentável! pic.twitter.com/lYkrzxLu2e
— Rosana Fernandes (@rosanadaderio) September 9, 2023
A vice-governadora está no país para participar da 10ª Conferência Internacional de Geoparques, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Abalo sísmico
O abalo sísmico ocorreu a cerca de 10 km de profundidade, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). Além do território marroquino, cidades da Argélia e de países europeus, como Espanha e Portugal, também sentiram os tremores.
O Serviço Geológico dos EUA registrou uma magnitude diferente: de 6,8 graus, a cerca de 18 km abaixo da superfície. De acordo com os norte-americanos, o terremoto ocorreu cerca de 72 km a leste da cidade Marrakech, importante centro econômico do país.
Vídeos mostram o desespero das pessoas e efeitos do terremoto no Marrocos que matou centenas