domingo 7 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / João Leão e secretário Fausto Franco inauguram sinos da Basílica do Senhor do Bonfim
quinta-feira 13 de maio de 2021 às 14:01h

João Leão e secretário Fausto Franco inauguram sinos da Basílica do Senhor do Bonfim

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O vice-governador João Leão (PP) esteve no santuário e acompanhou a inauguração dos equipamentos. São quatro sinos históricos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, localizada na região da Cidade Baixa, em Salvador, que foram reinaugurados e voltaram a tocar juntos nesta quinta-feira (13). Há 30 anos isso não acontecia. A partir de agora, eles vão soar todos os dias, às 12h e às 18h, durante um minuto. O secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, acompanhou o vice-governador juntamente aos deputados estaduais Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, o secretário da SDE, Nelson Leão, além dos deputados estaduais Niltinho (PP) e Fabíola Mansur (PSB).

Foto: Divulgação

“Os Sinos do Bonfim não tocavam há 30 anos e agora ecoam a fé do povo baiano. O trabalho da Setur é impressionante, pois revitaliza a fé, a cultura, a tradição baiana e o turismo. Isso significa vontade de realizar. Parabenizo o secretário Fausto Franco e toda a equipe da Setur. O Governo do Estado se sente feliz por essa contribuição à religiosidade e à história da Bahia”, disse Leão.

Projeto

O conjunto de sinos foi revitalizado através de um projeto realizado pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (Setur), que conta com apoio da iniciativa privada. A ação já reativou equipamentos em nove igrejas baianas, oito delas na capital.

Segundo o engenheiro Artur Barros, que atua no projeto, o sistema de sinos desta igreja é eletromecânico. “Esse sistema é eletromecânico, ele é diferente do sistema [da Igreja] do Bonfim, que é eletromagnético. Aqui a gente soa realmente a nota de cada sino”, explica.

Outras igrejas do Centro Histórico de Salvador também tocaram os sinos na manhã desta quinta-feira, como a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Logo mais às 18h, os sinos de oito igrejas da capital baiana vão tocar, simultaneamente, em memória às 430 mil pessoas mortas por conta da pandemia provocada pela Covid-19.

São elas: Igreja da Conceição da Praia; Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo e do Bonfim. Todas fazem parte do projeto de revitalização e automatização dos sinos executado pela Setur.

“Na Basílica do Senhor do Bonfim, fiz uma prece por todos que sofrem as dores dessa pandemia causada pela Covid-19. Já são mais de 428 mil mortes no país e um mar de dor. Mas tenho esperança e fé no Senhor do Bonfim que logo logo todo esse momento ruim vai passar. Use máscara, não promova e nem participe de aglomeração e higienize bem as mãos. Vai passar!”, escreveu João Leão em seu Instagram.

Sinos históricos

Os equipamentos históricos e originais são datados do século 19, foram instalados no alto da torre da igreja em 1847. No decorrer do século 20 o número de badaladas foi diminuindo, e nos últimos anos, somente um deles funcionava – apenas em ocasiões especiais, com procissões e datas comemorativas.

Veja também

Como a extrema direita francesa chegou às portas do poder

Criado em 1972 por colaboradores nazistas e veteranos da Guerra da Argélia, partido de Marine …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!