Uma cooperação técnica do Governo do Estado com a UBER promete assegurar uma resposta mais rápida das forças de segurança da Bahia em situações de violência relacionadas a essa plataforma de transporte por aplicativo. O convênio entre o poder público e a empresa privada foi assinado na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), no Centro de Operações e Inteligência da Bahia (COI), em Salvador.
Com a parceria, o software de emergência da Uber estará conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, o que permitirá à Secretaria de Segurança Pública (SSP) acompanhar, em tempo real, a localização da ocorrência e, consequentemente, responder de forma rápida e mais efetiva à denúncia. O acionamento poderá ser feito através do telefone celular pelo motorista ou usuário da Uber. Presente no evento, o vice-governador da Bahia Geraldo Júnior (MDB) lembrou que foi responsável, em 2019, pela aprovação da lei municipal que regulamentou o transporte por aplicativo em Salvador e concedeu uma série de benefícios aos taxistas em atividade na capital baiana. Para ele, a regulamentação da atividade foi “um dos maiores desafios da minha presidência na Câmara Municipal de Salvador”.
Depois de cinco anos, Geraldo reencontrou os motoristas de aplicativo e assegurou que vai trabalhar em parceria com o secretário Marcelo Werner para que outras plataformas de transporte por aplicativo também sejam integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle, ampliando a atuação das polícias militar e civil.
“Trabalharemos para expandir esse sistema de alerta integrado à SSP para taxistas e outros aplicativos. Isso significa mais segurança para todos e mais renda para os motoristas”, pontuou o vice-governador.
“Com o convênio assinado hoje estamos, mais uma vez, honrando nosso compromisso em investir, cada vez mais, em tecnologia e inteligência para o enfrentamento da criminalidade em Salvador e em toda a Bahia”, acrescentou Geraldo Júnior.
Além do enfrentamento direto ao crime organizado, o vice-governador afirmou que o Estado também tem atuado para garantir inclusão e oportunidade às pessoas, “porque segurança pública também é saúde, é educação, é comida na mesa dos baianos e das baianas. Segurança pública é a busca da dignidade. Segurança pública é justiça social”, concluiu. Na agenda desta quarta-feira (20) também foram entregues 36 equipamentos para extração de dados de telefones celulares e uma Estação Rádio Base – ERB Móvel, que será utilizado para viabilizar a comunicação entre as equipes da polícia em locais com dificuldade de cobertura de sinal, com qualidade e segurança.