segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Radar/Veja
Home / DESTAQUE / “Vexame para a política externa”, diz Bolsonaro sobre Lula
domingo 16 de abril de 2023 às 17:42h

“Vexame para a política externa”, diz Bolsonaro sobre Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Jair Bolsonaro (PL) parece não ter gostado dos posicionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as agendas internacionais na China e nos Emirados Árabes nos últimos dias.

Pelo Twitter, Bolsonaro classificou como “mais um vexame para a política externa brasileira” às declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

Na manhã deste domingo (16), Lula concedeu uma coletiva de imprensa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e um dos assuntos principais foi a guerra da Ucrânia. Lula teve uma fala que repercutiu bastante — o presidente acusou Estados Unidos e Europa de contribuírem para a continuidade da guerra entre Ucrânia e Rússia.

“A paz está muito difícil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia], Volodymyr Zelensky, não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”, afirmou Lula, registra Pedro Grigori, do Correio Braziliense.

No começo da tarde, Bolsonaro compartilhou um trecho da entrevista em que Lula diz que “é preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz para a gente poder convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo”.

“Da China o cara acusa os EUA de incentivar a guerra. Diz também que o conflito, no momento só está interessando a Putin e a Zelensky”, escreveu Bolsonaro. “Lula, Dilma e Stedile, juntos, mais um vexame para a política externa brasileira”, completou o ex-presidente.

“Reconstrução” da imagem do Brasil

Desde que assumiu o cargo de presidente da República, Lula realizou viagens internacionais para os principais parceiros comerciais do Brasil: Estados Unidos, Argentina e China. Em mais de uma oportunidade, o petista criticou as atitudes de Bolsonaro, quando era presidente, por colocar o Brasil como “pária internacional”.

“O Brasil ficou quatro anos se marginalizando. Tínhamos um presidente que não gostava de manter relação com nenhum país. O mundo dele começava e terminava com fake news. Ele me parece que menosprezava relações internacionais”, disse Lula em Washington, nos Estados Unidos, durante viagem ao país em fevereiro.

Críticas de Lula aos EUA geram forte incômodo diplomático em Washington

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!