Na sessão ordinária desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Salvador prestou homenagem à ativista de direitos humanos e de movimentos sociais Andréa Mércia Araújo, coordenadora da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia (Ceapa), que faleceu na manhã do último sábado (8). Por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT), os vereadores fizeram um minuto de silêncio e lamentaram a perda da assistente social.
Militante feminista e contra o preconceito racial, Andréa Mércia, segundo Marta, atuou com empenho na luta pela redução do encarceramento, à frente do Ceapa, órgão vinculado à Secretaria de Ressocialização e Administração Penitenciária. “Ela era atuante também na luta pela garantia dos direitos das comunidades tradicionais de terreiro”, frisou a vereadora.
Andréa Mércia morreu em decorrência de complicações no tratamento para trombose. Formada pela Universidade Católica do Salvador, era especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho e fazia mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pelo Progesp/UFBA.