Os vereadores Claudio Tinoco (União Brasil) e Sandro Bahiense (PP) participaram da solenidade de lançamento da programação do Carnaval 2024. O tema Salvador Capital Afro vai exaltar a cultura afro-brasileira da capital baiana. A apresentação da Prefeitura, na terça-feira (23), ocorreu na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, primeiro bloco Afro da folia, que está completando 50 anos.
Conforme Claudio Tinoco, com base nas informações divulgadas pela Prefeitura, o Município estará investindo na festa deste ano mais de R$ 8 milhões nos blocos Afro e Afoxés, além de apoiar 130 entidades de matriz africana independentes.
O evento teve a presença do prefeito Bruno Reis e de autoridades municipais ao lado de artistas, produtores culturais e lideranças negras da Bahia. Fundador do Ilê Aiyê há 50 anos, Vovô do Ilê celebrou a ênfase na cultura negra e o apoio constante, que não ocorre apenas na folia.
De acordo com a Prefeitura, a abertura oficial do Carnaval será na Praça Castro Alves, com um encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. O evento ocorre na quinta-feira (8/2), a partir das 16h.
Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o investimento no Carnaval 2024 deve superar em torno de 30% do que foi realizado nos anos anteriores. A expectativa é de R$ 2 bilhões injetados na economia da cidade durante o período e mais de 1 milhão de turistas.