A data mais emblemática da luta dos baianos pela independência do Brasil completa 200 anos em 2023 e será celebrada com o tradicional desfile neste domingo (2), contando, mais uma vez, com a participação da Câmara Municipal de Salvador.
Ao lado de colegas vereadores, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Carlos Muniz (PSDB), estará presente à abertura da programação, às 7h, no Largo da Lapinha, onde uma alvorada de fogos marcará a preparação do cortejo cívico, hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut.
Este ano, a primeira parte do cortejo em direção à Praça Thomé de Souza (Praça Municipal) terá início às 9h, com participação dos vereadores, de gestores públicos, de atores do Museu Vivo da Cidade, caboclos de Itaparica, Encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador e demais grupos culturais e populares.
“O 2 de Julho exalta a nossa memória, reverencia a luta do povo baiano que tanto sofreu para que hoje tivéssemos independência. Os festejos reforçam o protagonismo dos baianos na história do nosso país”, destacou o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz.
Fogo simbólico
Na segunda parte das celebrações, às 16h30, no Campo Grande, acontece a cerimônia cívica de chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do fogo simbólico por um atleta baiano.
Das 17h30 às 21h30, o espaço sediará um encontro de filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas e com participação das bandas da Guarda Municipal de Salvador, Senhor do Bonfim, Canarana, Santo Amaro, Alagoas, Oficina de Frevos e Dobrados, entre outras.
Os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia contam com intensa programação organizada pela Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia, que realizarão concursos, shows e espetáculos para marcar a data.