Na sessão ordinária desta segunda-feira (4), alguns vereadores elogiaram o Governo da Bahia pela inauguração, hoje, do Hospital Ortopédico do Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se do “maior hospital estadual em ortopedia e traumatologia do Brasil”. A inauguração contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); do ministro da Casa Civil, Rui Costa; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; da representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross; e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; além de prefeitos, parlamentares e outras autoridades. O hospital fica localizado no Cabula.
“Trabalho sempre por melhorias no atendimento à saúde na capital da Bahia, e é motivo de orgulho essa entrega que o Governo do Estado fez hoje à população de Salvador. E que também vai beneficiar o povo de toda a Bahia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB).
Já a vereadora Marta Rodrigues (PT) enfatizou que a inauguração foi um momento de grandiosidade. “Justamente por ser o maior hospital nestas especializações do país. Eis uma obra que foi iniciada pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, quando era governador do nosso estado. Esse hospital tem a previsão de atender cerca de 290 mil pessoas por ano. E o seu espaço é enorme. Levamos a manhã toda percorrendo suas instalações e não conhecemos tudo”, frisou a parlamentar.
O vereador Duda Sanches (União Brasil) também elogiou o Governo do Estado da Bahia pela inauguração do hospital. Entretanto, frisou sua expectativa para o hospital funcionar na sua plenitude. “Pois o Hospital Metropolitano está funcionando de forma restrita, já que há pendência do Governo do Estado da Bahia no pagamento dos médicos”, disse o vereador.
De acordo com o Governo do Estado da Bahia, o Hospital Ortopédico do Estado representa um investimento superior a R$ 224 milhões. “Com 212 leitos, sendo 30 de UTI, a unidade está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática”, diz a nota da Secretaria Estadual de Saúde.