“O Parlamento Jovem se constitui em um espaço de diálogo, aprendizado e engajamento com a política e é por meio da política que nossa sociedade se relaciona de todos os modos”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), na solenidade de posse dos 43 vereadores da 1ª Edição do Parlamento Jovem. A solenidade foi conduzida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, na tarde desta última segunda-feira (29), no Plenário Cosme de Farias, antes da sessão ordinária.
Ao saudar os jovens, Muniz destacou que os conhecimentos adquiridos pelos vereadores do Parlamento Jovem podem ser aplicados nas comunidades, escolas e universidades: “Vocês são agentes de mudança, capazes de influenciar aqueles ao seu redor e promover um impacto positivo em suas vidas”.
O presidente da Câmara encorajou os jovens em processo de formação a manterem o compromisso com a política e a cidadania, independentemente das dificuldades e dos obstáculos que possam encontrar. “O caminho pode ser desafiador, mas é através da persistência e da determinação que se alcança mudanças”, frisou Muniz.
Escolas públicas e diplomação
A vereadora Marta Rodrigues lembrou que os integrantes do Parlamento Jovem são oriundos de escolas públicas de diversos bairros de Salvador, “o que mostra a grandeza desse projeto que fortalece ainda mais a democracia, além do exercício da cidadania”.
De acordo com Marta, na próxima sexta-feira (2/6), às 9h, os 43 vereadores do Parlamento Jovem serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em uma outra solenidade no Plenário Cosme de Farias da Câmara. Os jovens também vão participar de uma sessão, definindo regimentalmente os trabalhos.
Dos 43 vereadores do Parlamentos Jovem, mesmo número de cadeiras da Câmara, o sexo feminino é predominante, com 29 vereadoras, o que mostra que as mulheres estão interessadas em política.
Após a solenidade de posse, os 43 vereadores do Parlamento Jovem acompanharam das galerias do Plenário a sessão ordinária marcada por debates dos vereadores sobre temas de interesse da cidade.
Experiência
O Parlamento Jovem terá atividades presenciais e por videoconferência e permitirá aos participantes a oportunidade de viver na prática a experiência do processo democrático no Legislativo Municipal.
Participaram do processo de escolha dos integrantes do Parlamento Jovem alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Profissional integrado ao médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental (fase II) e do EJA do ensino médio.