quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/CMVC
Home / NOTÍCIAS / Vereadores de Vitória da Conquista questionam Prefeitura sobre ações de combate ao coronavírus
quinta-feira 23 de julho de 2020 às 10:35h

Vereadores de Vitória da Conquista questionam Prefeitura sobre ações de combate ao coronavírus

NOTÍCIAS


Em reunião na última terça-feira (21) convocada pela Câmara de Vereadores Câmara de Vitória da Conquista, membros do Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, criado pela Prefeitura do município, responderam a questionamentos e apresentaram dados sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 a vereadores. A reunião foi provocada diante no número de óbitos apresentados pelo boletim epidemiológico do último domingo (19), quando se registrou seis mortes pelo coronavírus.

Participaram da reunião o presidente da Casa, Luciano Gomes (PCdoB), a presidente da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus criada pela Câmara, Nildma Ribeiro (PCdoB), os vereadores Cícero Custódio (PT), Professor Cori (PT), Danillo Kiribamba (PCdoB) e Fernando Jacaré (PT), e os secretários municipais de Administração, Kairan Rocha, e de Saúde, Ramona Cerqueira, estes dois integrantes do Comitê.

“Nós precisávamos de alguns esclarecimentos sobre o que a prefeitura está fazendo no combate à Covid-19, o porquê do aumento da proliferação do vírus. Foi uma reunião esclarecedora, na qual fizemos diversos questionamentos para os representantes da prefeitura. Deixamos uma reunião pré-agendada para a próxima quarta-feira (29), às 14 horas, porque a Câmara precisa dar uma resposta à sociedade, precisamos cumprir o nosso papel institucional de fiscalizar a prefeitura e de saber quais são as ações que precisam ser tomadas. Isso nós estamos fazendo e vamos continuar trabalhando em prol da nossa cidade”, comentou o presidente Luciano Gomes.

Secretários respondem a questionamentos da Câmara – Os secretários foram questionados sobre problemas enfrentados pela população nos últimos meses por causa da Covid-19, como aglomerações no transporte público e nas agências Itaú, banco que recentemente passou a atender os servidores da prefeitura. Os edis também questionaram a pouca disponibilidade de testes rápidos e celeridade nos resultados, a necessidade de barreiras nas vias de acesso ao município e fiscalização em bares e também na zona rural. Além disso, veio à tona novamente a discussão sobre a proibição de acompanhante à parturientes em hospitais da cidade.

A secretária Ramona Cerqueira afirmou que Vitória da Conquista tem um cenário tranquilo, diferente de outros municípios. De acordo com ela, o aumento que vem sendo registrado é gradual. Ramona afirmou que o Call Center de atendimento da prefeitura tem sido congestionado por pessoas que mentem para conseguir fazer o teste. Ela falou de dificuldades encontradas pela equipe da Secretaria de Saúde, mas salientou que o Centro de Atenção à Covid-19 implantado pela Prefeitura está vazio.

Já o secretário Kairan Rocha afirmou que as academias, reabertas recentemente, estão seguindo à risca o protocolo. Ele ressaltou que existem barreiras na BA’s de acesso à cidade a partir da utilização de estrutura do posto da Polícia Rodoviária Estadual. Kairan esclareceu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a única que pode se responsabilizar pela BR-116. Ele também esclareceu que o Banco Itaú foi notificado pela prefeitura. O secretário também revelou que o Executivo municipal tentou diálogo para melhorar a relação com o Governo do Estado.

Os secretários esclareceram que o Centro Glauber Rocha servirá de ponto fixo para a realização de testes rápidos para a população da Zona Oeste, o Posto Régis Pacheco atenderá a Zona Leste, e um local na Urbis VI deverá ser destinado para o mesmo fim. Além disso, foi anunciada a ampliação do Call Center, que passar de sete para 12 linhas telefônicas.

Ramona e Kairan ressaltaram que os R$ 7 milhões enviados pelo Governo Federal foram utilizados na compra de equipamentos e na contratação da Santa Casa de Misericórdia.

Os vereadores aprovaram a decisão da prefeitura em reabrir o comércio e também as ações de assistência aos pacientes. Os parlamentares advertiram que prefeitura e o Governo do Estado devem encontrar um caminho de unidade, deixando as ideologias partidárias de lado.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!