Vereadores de Salvador elegeram os cinco jornalistas para a 9ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo – Ano 2024. Os escolhidos representam as categorias de Rádio, Internet, TV e Jornal Impresso, destacando-se pelo trabalho jornalístico na cobertura política da Câmara Municipal de Salvador.
Os eleitos deste ano são: Evilásio Júnior (Rádio Salvador FM); Ramon Margiolle (Site Informe Baiano); Eduardo Dias (Portal A Tarde); Victor Pinto (TV Band Bahia) e Gabriela Araújo (Jornal A Tarde).
A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 11 de dezembro, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal.
Reconhecimento e legado
De autoria do vereador Téo Senna (PSDB), o prêmio homenageia a memória do jornalista Jânio Lopo, uma referência no jornalismo político baiano. “Jânio foi sinônimo de competência e ética. Ele marcou a história do jornalismo político e conquistou a confiança dos seus leitores com profissionalismo e seriedade”, ressaltou o parlamentar.
Jânio Lopo teve uma carreira de 30 anos, sendo duas décadas dedicadas à cobertura política. Atuou em importantes veículos da imprensa baiana e deixou um legado de credibilidade e rigor investigativo.
Prêmio
Instituído em 2010, por meio do Projeto de Resolução Nº 14/2010, o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo tem como objetivo reconhecer jornalistas que cobrem as atividades legislativas da Câmara Municipal de Salvador e prestar homenagem a Jânio Lopo, falecido em 5 de março de 2010.
Desde a sua criação, a honraria já homenageou nomes como Emmerson José, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho, Cristóvão Rodrigues, Andrea Silva, Adelson Carvalho, Henrique Brinco, Matheus Morais, entre outros, consolidando-se como uma celebração ao talento e à dedicação dos profissionais de comunicação de Salvador.