segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / Vereadores de Itabuna realizam debate sobre assistência em pandemia
domingo 10 de maio de 2020 às 17:21h

Vereadores de Itabuna realizam debate sobre assistência em pandemia

POLÍTICA, SUL DA BAHIA


A palavra cuidado bem traduz o foco da reunião remota conduzida pela Câmara de Vereadores de Itabuna entre no início da noite da última sexta-feira (8). O encontro, com convocação dos secretários de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, e da Fazenda, Moacir Messias, buscou esclarecer o quê a Prefeitura do município tem feito e planejado com recursos recebidos e/ou previstos no combate à pandemia do novo coronavírus.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Casa, Enderson Guinho (Cidadania), expôs indagações trazidas pelo público, que acompanhou a discussão pelas redes sociais. E destacou a importância de as forças políticas e a sociedade estarem unidas neste momento. “Temos que saber como cobrar, o que cobrar e a hora de cobrar. Na terça-feira, será o secretário de saúde”, orientou.

Tratando da recém-anunciada portaria do Ministério da Cidadania, para liberação de recursos federais extras de incremento ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) frente à pandemia, Jairo Araújo (PCdoB) quis saber sobre a previsão do município para utilizar essa verba.

Acolhimento e máscaras

A secretária Sandra Neilma procurou informar, detalhadamente, sobre ações tocadas pela pasta. Segundo ela, está em andamento o processo para aquisição de 70 mil máscaras a serem distribuídas à população mais vulnerável. Como prioridades, as instituições assistenciais. Com a devida consultoria do Ministério Público, sobretudo por ser este um ano eleitoral, o município também planeja a compra de 10 mil cestas básicas, que serão mensalmente doadas até o final de 2020, começando já a partir de maio.

Citou a abertura, em março, da casa de acolhimento para pessoas em situação de rua, localizada no bairro de Fátima. O espaço, reformado, tem capacidade para receber 50 habitantes (na última sexta-feira, havia 17). Com apoio da Secretaria de Saúde, eles passam por avaliação médica e vacinas, antes de ir para o local.

Ela informou, ainda, que a pasta ainda não faz uso de recursos federais novos. Mas, passadas as etapas burocráticas necessárias, um plano de ação a ser traçado será discutido com o Conselho de Assistência Social.

Recursos e apoios

O secretário da Fazenda citou o fato ter vindo zerado o FPM (Fundo de Participação dos Municípios); a queda de 28 por cento nos recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os meses de março e abril. Recursos deste tributo, cabe lembrar, são repassados dos estados aos municípios.

Na oportunidade, o edil Jairo Araújo também usou o contato com o representante da Fazenda para novamente solicitar esforços em favor dos agentes de saúde, no que se refere ao pagamento de salários e ticket-refeição – ambos frequentemente atrasados.

O edil Júnior Brandão (Rede) lembrou que o Legislativo contribuiu com a devolução de R$ 150 mil do duodécimo, para uso no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, exclusivamente para enfrentamento à Covid-19., e também está engajado com a causa dos artistas, que esperam apoio da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), dada a impossibilidade de sobreviver sem opção de trabalho.

Mas ele aproveitou a oportunidade para externar sobre a reivindicação à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) para o esgotamento sanitário no Residencial Itapuã, próximo ao bairro Jorge Amado. Afinal, abastecimento de água e saneamento são fundamentais para que as pessoas cumpram um hábito fundamental na prevenção ao coronavírus: lavar as mãos.

Como a reunião foi acompanhada pelo titular da Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito), Valci Serpa, o vereador Pastor Francisco (PRB) questionou sobre qual a perspectiva de o transporte coletivo voltar a circular. Mencionou a situação de moradores de distritos, que estão isolados e precisam vir à sede do município para receber benefícios sociais e aposentadorias. Mas foi informado de que ainda não há previsão.

 Queixas da assistência

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suse Mayre Moreira, também participante da reunião, mencionou a preocupação com os moradores e funcionários de abrigos como São Francisco, Albergue Bezerra de Menezes e Fundação Balduíno de Azevedo. Segundo ela, eles não recebem subvenções sociais (para cobrir despesas) há muito tempo e até então não contam, sequer, com os tão necessários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A conselheira sugeriu, inclusive, que fosse instalado um túnel para desinfecção de funcionários, de outras pessoas que frequentassem tais espaços e que equipamentos de proteção fossem disponibilizados via Secretaria de Saúde. Um temor é que Itabuna vivencie episódios semelhantes a outros municípios sul-baianos, onde é crescente o contágio pela Covid-19 de idosos que vivem em abrigos.

 Secretário de Saúde na terça

Diante dos posicionamentos externados por vereadores e secretários, o edil Ronaldo Geraldo (Ronaldão) [PL] frisou que neste momento não cabem divergências partidárias. “Não é hora de pensar em direita ou esquerda; o momento é para discutir quem está passando fome, quem está sem emprego”, argumentou.

A reunião virtual, transmitida ao vivo, segue disponível na página da Câmara de Itabuna no Facebook e no canal do YouTube. Na próxima terça-feira (12), às 14 horas, serão recebidos o secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Eric Ettinger Júnior, e o presidente da FASI (Fundação de Atenção à Saúde Itabuna) – entidade gestora do Hospital Base Luís Eduardo Magalhães, Roberto Gama Pacheco. Todos igualmente convocados pela Câmara.

Veja também

Após declaração de Trump sobre Brasil, PT resgata entrevista de Lula com críticas a postura de Bolsonaro

O PT divulgou em seu perfil nas redes um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!