Os servidores da Câmara Municipal de Salvador comemoraram a aprovação, por unanimidade, de dois projetos que beneficiam a categoria, na sessão ordinária ocorrida na tarde desta terça-feira (6), no Plenário Cosme de Farias. O Projeto de Lei nº 252/2022 estabelece regras de concessão e crescimento salarial dos trabalhadores efetivos, do último concurso, em 2011. O PL nº 253/2022 dispõe sobre a incorporação do acréscimo salarial (vantagem) para os servidores que estavam em 1995 no quadro de pessoal ativo da Casa.
Ainda na sessão conduzida pelo presidente Geraldo Júnior (MDB), na tarde desta terça-feira (6), os vereadores aprovaram, por acordo, o Projeto de Lei nº 207/2022, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a desafetar e alienar mediante doação, uma área de terreno de propriedade do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para implantação de Projeto Habitacional de interesse social do Programa Casa Verde Amarela.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular foi ocupada por Ademar Delgado das Chagas, vice-presidente do Sindicato dos Fazendários do Município do Salvador (Sindfam). Ele denunciou a demissão do servidor Raimundo Pereira da Silva Júnior, “que foi perseguido em razão do desempenho de suas funções”.
Ademar pediu a criação de uma comissão para tratar do caso do servidor Raimundo e obter uma conclusão exata dos fatos. Ele também abordou a questão das aposentadorias dos servidores municipais que ingressaram antes da Constituição de 1988. O sindicalista sugeriu uma PEC para assegurar juridicamente essas aposentadorias.
Os vereadores que participaram da sessão ordinária aderiram à campanha pelo fim da violência contra a mulher, passando a usar um laço branco. O vereador Leandro Guerrilha (PP) destacou a importância da campanha e ressaltou a participação dos pares.