segunda-feira 8 de julho de 2024
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Tonho de Napo (PSD) de Barra do Mendes - Foto: Arquivo/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Vereadores aprovam cassação do mandato de prefeito na Bahia
sexta-feira 5 de julho de 2024 às 10:14h

Vereadores aprovam cassação do mandato de prefeito na Bahia

NOTÍCIAS


Com a decisão, o vice-prefeito assumirá a titularidade do Executivo

Pelo placar de sete votos favoráveis e dois contrários, a Câmara Municipal de Barra do Mendes aprovou, na noite desta quinta-feira (4), a cassação do mandato do prefeito Tonho de Napo (PSD), pela prática de infrações político-administrativas. Com a decisão, o vice-prefeito Simão Rodrigues Franca assumirá a titularidade do Poder Executivo em sessão marcada para a próxima segunda-feira (8).

Na tentativa de suspender a sessão de quinta (4), no dia anterior, Tonho de Napo (PSD) chegou a impetrar um Mandado de Segurança no qual apontou suposta existência de vícios na tramitação do processo de cassação na Câmara. O juízo de Barra do Mendes, entretanto, indeferiu o pedido liminar ao avaliar que não há evidências de irregularidades nos atos do Legislativo.

O afastamento ocorre em decorrência de uma denúncia recebida pela Câmara em março deste ano, na qual o advogado Cláudio Vitor Figueiredo narrava “sucessivos descumprimentos do dever de publicar os atos legislativos devidamente aprovados pela Câmara Municipal, assim como o descumprimento quanto ao correto adimplemento das verbas previdenciárias por parte do Município, violando assim as disposições constantes no artigo 4 do Decreto-Lei 201/1967, que estabelecem tais situações como infrações político-administrativas passíveis de cassação de mandato pela Câmara Municipal”.

Veja também

Valdemar Neto diz que indiciamento não vai afetar ações de Bolsonaro como cabo eleitoral

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, afirmou que o caso de indiciamento de Jair …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!