A vereadora Marcelle Moraes (sem partido) sugeriu ao Executivo Municipal, através do Projeto de Indicação a implantação do programa “Fisioterapia para Idosos” nas unidades de saúde da rede pública municipal.
Como destaca a vereadora, o objetivo é garantir melhor qualidade de vida através do serviço que promove e mantém a saúde, além de prevenir doenças e recuperar as mudanças fisiológicas e biomecânicas comuns ao processo de envelhecimento.
“Nos últimos 20 anos, muitos estudos têm comprovado que a prática de exercícios físicos por idosos, devidamente planejados e dirigidos por profissionais habilitados, diminui fatores de risco de causas de morte, em especial, para certas doenças”, destacou.
“Para quem já passou dos 60 anos o trabalho de um fisioterapeuta pode, inclusive, ajudar na adequação do mobiliário para que seja mais fácil lidar com as dificuldades motoras e respiratórias e também evitar quedas”, pontuou a vereadora.
Expectativa de vida
Marcelle Moraes comenta sobre o aumento da expectativa de vida e da população idosa no Brasil e destaca que também houve o crescimento dos tratamentos e cuidados com a saúde desta população.
“Quando oferecida de forma adequada, a fisioterapia para idosos, cujo nome técnico é fisioterapia geriátrica, pode reduzir os impactos causados pela perda da força muscular e da agilidade, melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a mobilidade articular”, enumerou.