A líder da bancada da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), se solidarizou com os trabalhadores do Carnaval de Salvador que, na sessão ordinária de segunda-feira (17), ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal, reivindicando melhores condições de trabalho nos circuitos oficiais.
Aladilce acolheu as reivindicações apresentadas pelo presidente do Sindicatos dos Cordeiros (Assindcorda), Mateus Silva Santos: “Eles precisam de espaços para trocar de roupa, tomar um banho, fazer uma refeição de qualidade. Querem dignidade, respeito, ser bem tratados e o fim da ditadura das marcas de bebidas e até de água mineral”.
A vereadora criticou o modelo de financiamento da festa adotado pela Prefeitura, assegurando exclusividade às marcas patrocinadoras, por “engessar” a atuação dos ambulantes e o direito de escolha dos consumidores.
“E a livre concorrência, como é que fica? Os grandes empresários do Carnaval, sobretudo de blocos e camarotes, já têm redução de ISS de 5% para 2% e podem retribuir essa renúncia de receita dada pela Prefeitura apoiando essas categorias”, comentou. A vereadora ainda ironizou o prefeito Bruno Reis: “Era o rei das taxas, agora está se tornando um Robin Hood às avessas”.
Fundo social
No seu pronunciamento na Tribuna Popular, Mateus reivindicou, ainda, a criação do Fundo Social do Carnaval para apoiar as categorias em situação de vulnerabilidade social; a instalação de um espaço de convivência na Central dos Cordeiros, para dar suporte e acolhimento durante os dias de festa; um projeto social para os cordeiros, com a participação dos patrocinadores que faturam alto com o evento; e que a prefeitura forneça um “sopão” para a categoria.
Aladilce parabenizou o vereador Maurício Trindade (PP) pela convocação de duas audiências públicas para discutir o Trabalho Legal no Carnaval, dando oportunidade aos diferentes segmentos de trabalhadores se manifestarem e apresentarem suas pautas de reivindicações, a exemplo dos ambulantes, cordeiros, catadores de materiais recicláveis e músicos.
O processo de escuta, iniciado na audiência pública da semana passada, que resultou na presença de Mateus na Tribuna Popular, terá continuidade na quarta-feira (19), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara.