A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), apresentou dois projetos de indicação à Prefeitura da capital para que sejam realizadas ações de melhorias para os passageiros do sistema de transporte público. O PIN 200/2023 pede que seja extinta a limitação de uso diário e mensal das meias-passagens estudantis e o PIN 201/2023 solicita o aumento de duas para três horas do prazo para o passageiro fazer integração nos ônibus.
Segundo Marta, as alterações de linha que a prefeitura vem fazendo na cidade tem causado diversos transtornos à população, como, por exemplo, ter que pegar mais veículos para chegarem ao destino. “Ao invés de ajudar, de agilizar o tempo, as modificações da Prefeitura estão atrasando a vida do povo. A cidade vive engarrafada porque a
Prefeitura não realiza grandes obras de mobilidade urbana, e o usuário do sistema de transporte às vezes sequer consegue fazer a integração”, disse.
Além disso, acrescenta Marta, não é justo com estudantes que eles tenham uma quantidade menor do que o necessário para utilizar a meia passagem. Para ensino fundamental e médio a quantidade é de quatro utilizações. Já para universitários, seis.
“O estudante vai pra escola, volta da escola para casa. Vai para o estágio, volta do estágio. Às vezes tem que ir num médico, acompanhar um familiar. Não é justo que ele tenha limite de meia passagem sendo que ele é estudante todo o dia, todo o tempo. Muitos estudantes precisam pegar até mesmo mais que seis ônibus para cumprir um dia de aulas, de estágio e de trabalho”, declarou.
Para a parlamentar, o Executivo Municipal não se importa com o ir e vir da população pelo transporte coletivo, por isso os problemas em Salvador perduram há anos.
“Para se ter uma ideia, na LOA de 2024 que estamos analisando, a Prefeitura renuncia milhões de receita fiscal do transporte. Isenta as empresas de pagarem ISS mais uma vez dizendo que é para ter melhorias no sistema. No entanto, não estamos vendo melhoria alguma”, declarou.