A vereadora Marcelle Moraes (União Brasil) participou, na última quarta-feira (15), da inauguração de mais um parque urbano em Salvador, voltado para a preservação da Mata Atlântica. A ordem de serviço para a criação do Centro de Interpretação da Mata Atlântica (CIMA) foi assinada pela própria Marcelle durante sua gestão na Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos.
Durante seu discurso, Marcelle destacou a relevância de um parque de preservação na região da Cidade Baixa. “Não tínhamos nessa área um referencial, um espaço que pudesse ser acessível à população da Cidade Baixa. Com esse novo equipamento, promovemos, além da sustentabilidade e preservação deste bioma, a educação ambiental e infantil dos soteropolitanos”.
O Centro de Interpretação da Mata Atlântica conta com leiras, viveiros de mudas, edificações modulares para salas de aula, biblioteca, café, mirante, espaço administrativo e um módulo para eventos de pequeno porte. As instalações foram projetadas com foco em sustentabilidade ambiental, incluindo painéis para geração de energia solar, tetos verdes, iluminação natural e ventilação cruzada. O parque estará aberto ao público de terça a sábado, das 8h às 17h.
O CIMA tem como missão a conservação e recuperação do bioma natural de Salvador, sendo um espaço dedicado à preservação da Mata Atlântica. Este bioma, que abriga 70% da população brasileira, é o maior do país e possui a maior biodiversidade do planeta, tornando-se um recurso essencial para o equilíbrio ambiental e o bem-estar das futuras gerações.