A vereadora Marta Rodrigues (PT) se reuniu, na quinta-feira (18), com representantes da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) para discutir a integração do Município de Salvador na RedeSim. O sistema permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
“É importante que a capital baiana se integre a esta rede, pois ela tem um forte impacto nos rankings disponibilizados pela receita e pode reduzir significativamente o tempo de abertura de uma empresa de baixo risco favorecendo, em meio à crise econômica e ao desemprego na capital, os setores populares, trabalhadores informais que recorreram à abertura de MEIs, por exemplo”, destacou a líder da oposição na Câmara.
No encontro, a vice-presidente da Juceb, Paula Miranda, e a assessora técnica Iólene Almeida explanaram sobre o forte impacto da RedeSim nos resultados dos rankings disponibilizados pela Receita Federal e falaram sobre o favorecimento de um ambiente de inovação, indicador importante para atração de investimentos externos.
Para Marta Rodrigues, a integração com o município, com diálogos e esclarecimentos, pode colaborar com a geração de emprego e renda entre os mais afetados com a pandemia, que é a população negra e pobre, maior parte dos 487 mil trabalhadores informais da capital baiana, conforme último recorte do IBGE.