A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), avalia que realizar o Prêmio Maria Felipa no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira (Muncab) reforça a simbologia do evento, marcado para a próxima terça-feira (25), às 18h.
“O Museu da Cultura Afro Brasileira é um tesouro cultural. Localizado em um cenário histórico e significativo, o museu oferece uma jornada fascinante pela história, arte e tradições do nosso povo”, pontua. “Nesse sentido, o Prêmio Maria Felipa aprofunda ainda mais seu significado, sendo realizado em um dos mais representativos existentes em nossa cidade”, acrescenta.
Ao adentrar o museu, os visitantes são imersos em uma narrativa envolvente que abrange a resistência, as lutas e conquistas do povo negro. As exposições detalham a influência africana nas diferentes esferas da sociedade brasileira, desde a música, dança e culinária até as crenças religiosas e a rica diversidade de idiomas e dialetos.
“A localização do museu em Salvador é particularmente simbólica. Em suma, o Museu da Cultura Afro Brasileira é um espaço que transcende o tempo e conecta o passado ao presente, honrando as raízes e as realizações do povo negro, ao mesmo tempo em que nos inspira a construir um futuro mais inclusivo e igualitário”, pontua Ireuda.