No programa Forte por Ser Mulher, desta quinta-feira (9), a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), recebeu nos estúdios a comunicadora Dina Lopes, diretora da TV Kirimurê, e Oilda Rejane, coordenadora de Ações Transversais da Secretaria Municipal de Reparação. Na pauta, os desafios das mulheres pretas na sociedade.
“O racismo tenta fazer com que venhamos a nos desprezar. Enquanto ainda estamos sem conhecimento, não sabemos retornar a eles essa revolta. Houve uma época que os racistas me deixavam acuada, dizendo que aquele não era meu lugar”, disse a parlamentar.
Já Oilda Rejane ressaltou que a luta contra o racismo é longa frente a tantas gerações marcadas pela escravização. “Foram quase 400 anos de escravização. E agora 20 anos de políticas públicas efetivas para o enfrentamento às desigualdades raciais. Então, ainda é muito pouco tempo para um racismo que vem fazendo essa perversidade”, pontuou.
Dina Lopes, por sua vez, afirmou que “tentam dizer para nós o lugar que temos que estar. Estamos falando aqui sobre racismo e a sociedade brasileira precisa refletir sobre esse problema”.
O Programa Forte por Ser Mulher é transmitido todas as quintas-feiras, em torno das 12h30, nas redes sociais da vereadora.